Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Cachoeiras

Cachoeira do Iguaçu (Iguaçu-Pr) Foto: Martin St Amant
Cachoeira do Iguaçu (Iguaçu-Pr) Foto: Martin St Amant

Principais Cachoeiras do Paraná

O Paraná abriga duas das maiores cachoeiras do Brasil, o Salto São Francisco e o São Sebastião, que ficam na região de Prudentópolis, conhecida como a “Terra da Cachoeira Gigante”. E claro, não podemos deixar de mencionar a gigante Cataratas do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos do Brasil.

Cachoeira Salto São Francisco – Prudentópolis - PR
A Cachoeira Salto São Francisco está localizada na cidade de Prudentópolis, também conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”. A região abriga quedas que variam de 80 a quase 200 metros de altura. O Salto São Francisco, além de ser a mais alta da cidade com os seus 196 metros, é a cachoeira mais alta da região sul do país.
Um destino recomendado para aqueles que gostam de fazer trilhas e deslumbrar uma belíssima cachoeira.
Altura da Cachoeira Salto São Francisco: 196 metros.

Cachoeira Salto São Sebastião – Prudentópolis - PR
A Cachoeira Salto São Sebastião também está localizada na cidade de Prudentópolis e é um dos principais atrativos da cidade. É uma cachoeira que encanta pelos seus 120 metros de altura e com pouco volume de água. Mas o que mais impressiona os visitantes é que em frente a queda existe o Salto Milot, uma outra queda com cerca de 130 metros de altura. Difícil saber qual queda apreciar primeiro.
Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 130 metros

Cachoeira Salto Milot – Prudentópolis - PR
A cachoeira Salto Milot fica em frente a cachoeira São Sebastião, esse é mais um motivo para visitar ambas as cachoeiras, já que é possível avistar duas cachoeiras com mais de 100 metros de altura em uma tacada.
Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 120 metros

Cachoeira Salto Puxa-Nervos – Tibagi - PR
A cachoeira Salto Puxa-Nervos fica na cidade de Tibagi, um dos pontos de referência no turismo de aventura no Brasil. A região é repleta de atrativos naturais e lá está localizado o cânion Guartelá, o maior em extensão do Brasil e sexto no mundo, com 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros.
Um dos principais atrativos da cidade é a Cachoeira Salto Puxa-Nervos que impressiona pela sua altura de 50 metros e um grande volume de água. É comum a prática cascading (rapel em cachoeira) no local.
Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 50 metros

Cachoeira do Corisco – Sengés - PR
A Cachoeira do Corisco fica localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, na cidade de Sengés e possui uma das mais belas vistas dessa lista. Ela fica dentro da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Vale do Corisco e é possível avistar a cachoeira de 106 metros escorrendo pelos cânions de um mirante instalado na propriedade. Infelizmente, não é possível chegar a sua parte baixa
Altura da Cachoeira do Corisco: 106 metros

Cachoeira do Chicão II – Faxinal - PR
A cidade de Faxinal, conhecida como a Capital do Tomate, é um local que impressiona pelas suas mais de 80 cachoeiras. Uma das mais conhecidas da região é a Cachoeira do Chicão II, pelo fato de ser a porta de entrada para a trilha do Canyon Cruzeiro. Além disso, a 200 metros fica localizada a Cachoeira Chicão I, onde as pessoas banham-se no poço.
Altura da Cachoeira do Chicão II: 46 metros

Cachoeira da Fonte – Faxinal - PR
A Cachoeira da Fonte também é muito conhecida na região de Faxinal. Um fato interessante sobre ela é que uma das nascentes fica dentro de uma igreja próxima. Por esse motivo, existe um misticismo em torno dela, pois dizem que as suas águas possuem o poder de curas milagrosas.
Altura da Cachoeira da Fonte: 62 metros

Cachoeira do Panelão – Palmeiras - PR
A cachoeira do Panelão é muito frequentada, chegaram a registrar 450 pessoas em um final de semana (agora esse número é limitado a 250 pessoas), pelo fato de estar bem próxima da capital Curitiba. O local possui uma estrutura completa para os visitantes com banheiro, restaurante e área de camping.
Esse local é recomendado para quem não quer ir tão longe da capital, mas quer aproveitar um bom banho de cachoeira. Uma das coisas mais divertidas é que nela as pessoas pulam das pedras a uma altura de até 13 metros para mergulhar no seu poção.
Altura da Cachoeira do Panelão: 10 metros

Cachoeira Salto da Fortuna – Morretes - PR
A cachoeira Salto da Fortuna é recomendada para aqueles que querem juntar história com um belo banho de cachoeira. Durante a trilha até o Salto da Fortuna, você irá passar por um alambique, uma capela histórica e um trecho do primeiro caminho Colonial que ligava o litoral ao planalto curitibano. No fim dessa caminhada, irá se deparar com essa queda de quase 50 metros e uma bela piscina natural.
Altura da Cachoeira Salto da Fortuna: 50 metros

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu - PR
Para fechar a lista com chave de ouro, deixamos as Cataratas do Iguaçu. O sistema é formado por 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu, com quedas que variam de 64 a 82 metros de altura. Uma boa pedida quando for visitar o Parque Nacional do Iguaçu é também visitar o lado argentino, onde fica a Garganta do Diabo, um lugar que vale a pena conhecer por ter um ângulo de visão das cataratas diferente do lado brasileiro.
Altura das Cataratas do Iguaçu: 82 metros


Fonte: http://desviantes.com.br/

Cachoeira do Panelão (Palmeiras-Pr) Foto: Fernando Boza
Cachoeira do Panelão (Palmeiras-Pr) Foto: Fernando Boza
Cachoeira Salto Puxa Nervos (Tibagi-Pr) Foro: Alisson Batista
Cachoeira Salto Puxa Nervos (Tibagi-Pr) Foro: Alisson Batista
Cataratas do Iguaçu (Iguaçu-Pr) Foto: Divulgação
Cataratas do Iguaçu (Iguaçu-Pr) Foto: Divulgação
VER MAIS 9 FOTOS
 Veja também
O potencial hídrico do Paraná é de fazer inveja a outros estados. Afinal, é graças a essa riqueza que os paranaenses contam com uma das sete maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu. Também por...Saiba mais
Para os viajantes que apreciam a mescla de história e natureza. Repletas de histórias e belezas naturais, 260 grutas e cavernas estão oficialmente cadastradas dentro do Paraná. Muitas delas, de difícil acesso a...Saiba mais
A Ilha do Mel é uma das mais conhecidas de todo o litoral paranaense, visto a sua beleza exuberante e grandes pontos turísticos extremamente encantadores. Ela pertence ao município de Paranaguá e para evitar...Saiba mais
Destinos Paraná
Publicidade