Praias de Ubatuba

Ubatuba - Praia de Itamanbuca - Foto: Surf House Itamanbuca
Ubatuba - Praia de Itamanbuca - Foto: Surf House Itamanbuca

Essa cidade localizada no Litoral Norte de São Paulo é um dos 15 municípios do estado considerados estâncias balneárias, por estarem em conformidade com a Lei Estadual. Por conta dessa estância, a cidade tem mais verba para investir, entre outras coisas, no turismo local. Ubatuba é chamada também de capital do surf e tem vários tipos de praias, boa parte delas acessível apenas por trilhas. Domingas Dias e Picinguaba são duas das praias do lugar.

Suas praias têm muito mais a oferecer do que boas ondas. Espalhados por cerca de 100 km de costa, suas 102 praias e 20 ilhas têm boas condições para mergulhos, trilhas, pesca e vela, por isso, atendem a todo tipo de turista: tem praia com mar calmo, restaurantes granfinos, barzinhos com música alta e cadeiras na areia, com hotéis a beira mar, com ondas perfeitas para os surfistas e trilhas que escondem um verdadeiro paraíso particular, no meio da mata atlântica.

Ubatuba também atrai muitos turistas por oferecer opções tranquilas e relaxantes. 80% de seu território é ocupado por Mata Atlântica preservada e concentra 30% das aves brasileiras e 5% de todos os pássaros do planeta, por isso, a cidade também é muito procurada (nacional e internacionalmente) para a prática de birdwatching, a observação de pássaros.

Praia do Tenório
A infraestrutura de barzinhos é boa e você pode usar as cadeiras e o guarda-sol do próprio quiosque se consumir por lá. O mar tem poucas ondas e é bom pra crianças, mas a praia costuma ser bem cheia durante a temporada.

Praia do Félix
No canto direito o mar é bem tranquilo e as pedras formam uma piscina natural onde é possível fazer mergulho com snorkel e ver vários peixinhos. Se chegar cedo, dá pra pegar lugar embaixo da sombra das árvores e ficar próximo à barraca que vende comidinhas. No canto esquerdo o mar é bem mais bravo, bom para os surfistas.

Praia Grande
Mar com bastante ondas, areia clara e muitos, muitos quiosques, mesinhas e som alto ao longo de toda a praia. Pra quem se diverte com a muvuca, curte uma paquera e não dispensa comprar uma canga, saída de praia e até biquínis, a Praia Grande é uma ótima opção. Do lado oposto da avenida em frente à praia, você encontra vários restaurantes, hotéis lojas e boa infraestrutura.

Praia Perequê Açu
A areia é um pouco mais escura, mas o mar é tranquilo. Os quiosques também marcam presença e o som alto é liberado, mas a criançada é quem mais se diverte. Durante a temporada a praia fica bem cheia, por isso a dica é chegar cedo. Por ali, o bairro também tem boa estrutura turística.

Praia de Cedro
A praia é pequena e super charmosa! Por conta do difícil acesso, a natureza ainda é bem preservada, o mar é tranquilo, com muitas pedras e ótimo para praticar mergulho, Stand up Paddle e caiaque. O acesso é feito por uma trilha um pouco íngreme, que leva cerca de 10 minutos de descida e um pouco mais de subida.

Praia Almada
Praia tranquila e com mar bem calminho, é uma boa pedida para as crianças e também para os adultos que curtem um bom restaurante pé na areia. Por lá, existem alguma opções de bares e restaurantes que servem pratos deliciosos feitos com frutos de mar fresquinhos, caipirinhas refrescantes e porções, sem que você precise levantar da cadeira de praia. Mas atenção, prepare o bolso, por que toda essa mordomia tem um preço!

A trilha de nível moderado começa no canto esquerdo da Praia da Almada, passa pela Praia do Engenho e continua por dentro da mata. Com algumas subidas e descidas consideráveis, o caminho tem duração média de 25 minutos. Na praia a natureza é bem preservada, o que torna a paisagem ainda mais bonita e e mar tem muitas ondas boas para o surf.

Itamambuca
A praia da Itamambuca é bem grande e tem uma extensa faixa de areia clara e bem fina. No mar, as ondas são perfeitas para o surf o ano todo, mas é durante o inverno, quando acontecem os campeonatos de surf, que as condições ficam ainda melhores.

Praia Vermelinha do centro
Também com natureza preservada, a praia é linda e costuma ser tranquila até na alta temporada – uma saída para a muvuca.  Mesmo assim, o mar não é dos mais indicados para crianças pois tem correnteza forte e ondas boas para prática de surf e skimboard.

No canto direito da praia tem ondas melhores para os surfistas e mais infraestrutura de bares e quiosques, além de uma árvore grande, boa pra quem quer se esconder do sol. Já o lado esquerdo é uma opção pra quem gosta de curtir a praia com mais tranquilidade, mas o acesso é mais complicado se estiver de carro.

Ubatuba - Praia do Cedro - Foto: Viagem Catraca Livre
Ubatuba - Praia do Cedro - Foto: Viagem Catraca Livre
Ubatuba - Praia do Felix - Foto: Lurdes
Ubatuba - Praia do Felix - Foto: Lurdes
Ubatuba - Praia de Itamanbuca - Foto: Surf House Itamanbuca
Ubatuba - Praia de Itamanbuca - Foto: Surf House Itamanbuca
VER MAIS 4 FOTOS
 Veja também
lhabela também está situada no Litoral Norte de São Paulo, e assim como Ubatuba, é também considerada estância balneária. Ilhabela também é conhecida como capital das velas...Saiba mais
Principal destino dos moradores da capital paulista nos feriados prolongados, possui o maior porto da América Latina. O município também tem diversas praias para os banhistas aproveitarem o sol e...Saiba mais
São mais de 30 praias, distribuídas entre a Costa Sul e a Costa Norte, com atrações para todos os gostos, desde o turismo familiar à badalação e esportes radicais como o surf, o kite surf, entre outros. As águas...Saiba mais
Destinos São Paulo
Publicidade