O que fazer em Paraty
Cachoeira do Tobogã - Foto: Fontela01 - (Licença-Dominio publico)
Cachoeira do Tobogã - Foto: Fontela01 - (Licença-Dominio publico)

Na encantadora e bela Paraty, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Trilhas dos índios guaianazes
É muito prazeroso e extremamente contemplativo caminhar pelo Caminho do Ouro. Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Produção de ouro de Minas para Portugal
Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado 'Ciclo do Ouro', Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII. Por todo o trajeto da Estrada Real foram colocados marcos sinalizadores.

Pioneira na produção da aguardente de cana
Uma visita aos Alambiques de cachaça é uma boa pedida e pode até experimentar uma pinguinha além de levar pra casa. Acredita-se que, a partir de 1600, a bebida tenha começado a ser alambicada em terras paratienses. E, mesmo sem ter sido pioneira na produção da aguardente de cana, Paraty - ' quer pelas suas terras, quer pelas suas águas ou lenhas' ou ainda pelos segredos da própria alambicagem.  A pinga produzida em Paraty fez tanta fama pela sua qualidade, segundo Monsenhor Pizarro e outros historiadores, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país.

Conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso
Um Passeio pelo Centro Histórico de Paraty é simplesmente maravilhoso pois, remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuiam seu calçamento 'pé de moleque'. O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como 'o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso' é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.

Conheça mais sobre Paraty
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade