Visite Quissamã
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba- Foto: Halley Pacheco de Oliveira (licenca-cc-by-sa-3.0)
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba- Foto: Halley Pacheco de Oliveira (licenca-cc-by-sa-3.0)

Quissamã possui um dos maiores e mais importantes patrimônios históricos e culturais do Estado do Rio de Janeiro, especificamente relacionado com o desenvolvimento e apogeu da produção do açúcar no norte fluminense.

Destacam-se várias construções bem preservadas e abertas à visitação como a Casa da Fazenda Mato de Pipa de 1777 (a mais antiga casa de senhor de engenho do norte fluminense) e a Casa da Fazenda Quissamã de 1826 (que pertenceu aos viscondes de Araruama e de Quissamã e, atualmente, é um museu). Existem vários outros solares do século XIX bem preservados como os das fazendas São Manoel, Santa Francisca, Melo, Floresta, entre outros.

Infelizmente, outras construções de grande importância histórica estão abandonadas, como a Casa da Fazenda Mandiqüera e o Engenho Central de Quissamã (o primeiro da América Latina). Há ainda ruínas imponentes como a Casa da Fazenda Machadinha, que pertenceu a um neto do duque de Caxias, cujas senzalas estão ainda habitadas por pessoas que preservaram uma culinária típica e o canto e dança do 'fado de Quissamã', uma forma de jongo.

Conheça mais sobre Quissamã
Fotos Quissamã
VER MAIS 6 FOTOS
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade