Visite Araruama
Foto: Daniel R. Carneiro
Foto: Daniel R. Carneiro

As praias lacustres formadas pela lagoa de Araruama oferecem lazer para turistas dos mais variados estilos.  Com águas calmas e rasas, Areal e Iguabinha são perfeitas para a prática de esportes náuticos. Já a infraestrutura de calçadões, quadras, quiosques e bares faz das praias de Novo Horizonte, Coqueiral, dos Amores e de Araruama as preferidas das famílias e das turmas de amigos. A cidade abriga, também, praias oceânicas - Seca e Massambaba -, que oferecem boas ondas e bonitas paisagens contornadas por vegetação rasteira e restinga.

Na época do Império, Araruama possuía importantes fazendas de plantação de café e cana para o fabrico do açúcar e aguardente, mas a partir de 1888, com a abolição da escravatura foram entrando em declínio. A produção destas fazendas encontrava escoadora na Lagoa de Araruama e Rio São João.

Existiam portos de embarque em Ponte dos Leites e Iguaba Grande, na Lagoa de Araruama, Soubara e Porto Alegre no Rio São João, de onde partiam as mercadorias para Cabo Frio e Rio de Janeiro. As fazendas Aurora, Monte Belo, Tiririca, Capitão Francisco Leite, Parati, entre outras são algumas das antigas fazendas, que se destacaram pela importância no desenvolvimento econômico da região.

Conheça mais sobre Araruama
Fotos Araruama
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade