Cachoeira Véu de Noiva ( Itatiaia) Foto: Vittau (Licença: Domínio Público) |
Principais Cachoeiras do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro existem diversos tipos de cachoeiras, algumas com mais de 1000 metros de queda, outras com poucos metros, contudo, todas de rara beleza e, que se encontram à sua espera para ser conhecida e consumida pelos seus olhares. Listamos abaixo algumas mais importantes:
Cachoeira Conde D’eu – Sumidouro – RJ
A cachoeira Conde D’eu é considerada uma das maiores cachoeiras do Estado do Rio de Janeiro, sendo a maior de queda livre no estado, são 127 metros de queda com grande volume de água. O impacto das águas no poço forma uma nuvem de água que em dias de sol formam arco-íris, que embelezam ainda mais o local. A cachoeira Conde D’eu fica no município de Sumidouro, próximo ao distrito de Dona Maria.
Altura da Cachoeira Conde D’eu: 127 metros
Cachoeira do Escorrega – Vila da Maromba – RJ
A cachoeira do Escorrega é uma das mais clássicas da Vila da Maromba, distrito do município de Itatiaia. A cachoeira faz jus ao nome, são 30 metros de tobogã natural, formado por uma pedra bem lisa. A região de Itatiaia é famosa pela quantidade de cachoeiras, mais de 100 catalogadas, e também por suas montanhas, algumas com altitude superior a 2.500 metros, onde estão grande parte das nascentes dos rios que formam as cachoeiras da Vila da Maromba. Isso explica porque as águas da Cachoeira do Escorrega costumam ser tão geladas.
Altura da Cachoeira do Escorrega: 30 metros de tobogã
Cachoeira dos Treze – Petrópolis – RJ
A Cachoeira dos Treze ou Cachoeira da Macumba é formada por duas quedas, a primeira com 15 metros de altura e a segunda com 30 metros. As suas águas foram dois poços que são um verdadeiro convite a um banho. A cachoeira está na cidade de Petrópolis, região de geografia acidentada e recheada de cachoeiras, picos e pedras, excelente para a prática de trekking e escalada.
Altura da Cachoeira dos Treze: 45 metros
Cachoeira Véu da Noiva – Petrópolis – RJ
Apesar do nome ser bastante comum, essa cachoeira merece destaque pela sua localização e beleza. A Cachoeira Véu da Noiva fica no Parque Estadual da Serra dos Órgãos, um dos melhores lugares do país para a prática de esportes de montanha e local do berço da escalada no Brasil, a pedra do Dedo de Deus. A cachoeira tem 23 metros de altura, muito utilizada para escalada, rapel e cascading. Para quem gosta de dar um mergulho, seu poço é de 1,5 metros e a queda d’água não é muito forte.
Altura da Cachoeira Véu da Noiva: 27 metros
Cachoeira da Jornada – Cachoeiras do Macacu – RJ
A cachoeira da Jornada é também conhecida como Chapadão. Sua queda é de 65 metros e formada pelas águas do rio Manuel Alexandre. A cachoeira da Jornada está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, dentro da Reserva Ecológica do Guapiaçu, que guarda uma das poucas áreas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Apesar da sua altura, o volume de água da cachoeira é pequeno e o seu poço é raso, então a visita vale muito mais para a contemplação da sua beleza.
Altura da Cachoeira da Jornada: 65 metros
Cachoeira do Robertão – Barra Mansa – RJ
A Cachoeira do Robertão tem tamanho modesto, são duas quedas com 10 metros de altura. Mas o seu formato em C cria um aspecto de buraco, que lembra muito um lugar de beleza secreta. O seu poço é de coloração verde cristalino e de pouca profundidade, ótimo lugar para colocar todo o corpo de baixo das quedas. A cachoeira fica na cidade de Barra Mansa, mais especificamente no distrito de Amparo.
Altura da Cachoeira do Robertão: 20 metros
Cachoeira da Amorosa – Conceição de Macabu – RJ
A cachoeira da Amorosa fica bem próxima do centro de Conceição de Macabau, em torno de 20 minutos de carro. A altura da cachoeira é de aproximadamente 15 metros, sendo formada por dois saltos que descem em um poço de pouca profundidade. Por ser de fácil acesso, as melhores datas para visitar a cachoeira são fora de feriados e finais de semana de muito calor.
Altura da Cachoeira da Amorosa: 15 metros
Cachoeira das Sete Quedas – Macaé - RJ
A Cachoeira das Sete Quedas, recebe este nome devido a presença de sete degraus por onde descem as águas da cachoeira. O interessante nessa cachoeira é entrar atrás da sua cortina de água e curtir a queda d’agua de outra visão. A Sete Quedas é considerada a mais bela das cachoeiras de Sana, distrito de Macaé, famoso pela grande diversidade de cachoeiras, são mais de 20 catalogadas.
Altura da Cachoeira das Sete Quedas: Desconhecida
Cachoeira Cascatinha Taunay – Rio de Janeiro – RJ
A cidade do Rio de Janeiro, também tem cachoeiras e dentre elas o Desviantes escolheu a Cascatinha Taunay, que apesar do nome, tem 35 metros de altura, a maior das quedas d’agua do Parque Nacional da Tijuca. A área da cachoeira possui banheiro, lojinha e estacionamento. Por lei é proibido entrar nas águas da cachoeira. Outra cachoeira do parque que merece visitação é a cachoeira do Horto, que tem uma queda de 20 metros com pequenas piscinas naturais.
Altura da Cascatinha Taunay: 35 metros
Cachoeira do Rio Bracuhy ou Bracuí – Angra dos Reis – RJ
Angra dos reis, além de belíssimas praias, também guarda uma cachoeira de tamanho espetacular. A Cachoeira do Bracuhy tem 5 quedas que descem por uma extensão de 1100 metros, seu tamanho é tanto, que vista da Baía de Ilha Grande, parece uma cicatriz na serra. No poço de banho é possível avistar o mar e os recortes do litoral da Baía de Ilha Grande. Uma curiosidade é que a cachoeira se forma no Estado de São Paulo e deságua no Estado no Rio de Janeiro.
Altura da Cachoeira do Bracuí: 1100 metros de quedas
Fonte: www.desviantes.com.br