Rios

Canal do Itajuru - Cabo Frio-Rj - Foto: Halley Pacheco de Oliveira - (Licença:CC-BY-SA-4.0)
Canal do Itajuru - Cabo Frio-Rj - Foto: Halley Pacheco de Oliveira - (Licença:CC-BY-SA-4.0)

Principais Rios do Rio de Janeiro

Rio Acari
O Rio Acari é um dos maiores cursos d'água do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Tem sua nascente na Serra do Gericinó e sua foz no Rio Meriti, o qual separa o município do Rio de Janeiro do de Duque de Caxias. O Acari vem do extremo oeste da cidade e termina na Zona Norte, não é assoreado e apresenta uma vazão d'água muito grande, incluindo alguns pontos com presença de mata ciliar. Foi um dos últimos rios do município do Rio de Janeiro a morrer macrobiologicamente.

Constatam-se ainda alguns jacarés no Acari, porém os camarões de água doce há muito não existem mais. É navegável, mas, por passar em comunidades de três facções criminosas diferentes, deixou de ser usado como hidrovia. Há vontade popular de que o rio Acari volte a ser limpo, visto que se tornaria uma relevante fonte de renda local, ofertando lazer, pesca e transporte.

Rio Carioca
O Rio Carioca é um rio localizado no município do Rio de Janeiro, no Brasil. Nasce na Floresta da Tijuca, percorre os bairros de Cosme Velho, Laranjeiras, Catete e Flamengo e deságua na Baía de Guanabara, na altura da Praia do Flamengo. A maior parte de seu curso é, atualmente, subterrâneo: em apenas três trechos, suas águas correm a céu aberto. O primeiro, na sua nascente, na Floresta da Tijuca; o segundo, junto ao Largo do Boticário, no Cosme Velho e o terceiro, na sua foz na Praia do Flamengo, junto à estação de tratamento de efluentes.

Rio Faria-Timbó
O Rio Faria-Timbó é um rio brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Está situado na cidade do Rio de Janeiro e nasce na Serra dos Pretos-Forros. Extremamente poluído, corta vários bairros do subúrbio carioca. Nas proximidades do bairro de Inhaúma recebe as águas afluentes do também poluído Rio Timbó, formando assim o Rio Faria-Timbó. Este deságua no Canal do Cunha, também bastante degradado. O Canal do Cunha por sua vez despeja suas águas na Baía de Guanabara. O rio Faria, assim como os demais que cruzam a cidade, causa grandes estragos nos dias de chuva forte por conta de transbordamentos causados pelo acumulo de lixo no seu leito.

Rio Maracanã
Fica localizado entre os bairros da Tijuca, Alto da Boa Vista e Santo Cristo. O nome advém do tupi guarani, maraka’nã, que significa papagaio. Recebeu esse nome na época da chegada dos portugueses, pois seus arredores foram habitados por várias espécies dessas aves. Sua nascente fica nas encostas do Maciço da Tijuca e do Morro do Sumaré e a foz é no Canal do Mangue antes de alcançar a baía de  Guanabara. A sua extensão é de 7.000 metros. Suas águas abasteciam toda a freguesia do Engenho Velho. Foi canalizado em 1851.

Hoje, com a quase totalidade do rio muito poluída, os papagaios, 'maraka'nã', não mais são vistos, e sim garças, que vêm do zoológico para se alimentar no rio. As águas são limpas até o bairro da Usina. No decorrer do curso as comunidades vizinhas (favelas), despejam seu lixo doméstico no rio.

Muitas enchentes são causadas pela impermeabilidade do solo, junto com a redução do espaço para o fluxo de água (diminuição na vazão do rio), que aumentam o volume dos rios e acabam transbordando. O rio Maracanã tem seu traçado contido por calha, para reduzir as enchentes em dias chuvosos. Devido a sinuosidade do rio, em muitos de seus trechos há obras de correção para melhorar a sua vazão.

Rio Méier
O Rio Méier é um rio do Brasil que corta vários bairros do Rio de Janeiro, incluindo o local de origem, Méier. Há relatos de moradores antigos que o rio era extremamente limpo e que era possivel nadar e pescar. Devido a intensa urbanização, hoje o rio é uma espécie de valão. Com quase 4 Km de extensão, atravessa os bairros de Méier, Todos os Santos e Engenho de Dentro. Vertente M. Boca do Mato e foz no rio dos Frangos.

 Veja também
A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos turísticos mais bonitos do Rio de Janeiro. E não faltam atividades pra todo mundo lá. Tem passeio de pedalinho, aluguel de bicicletas e até passeio de helicóptero.Saiba mais
Paquetá, além de ilha é também é um bairro do Rio de Janeiro, sendo também um local turistico, que se destaca pela tranquilidade, onde não é permitido o uso de automóveis.Saiba mais
Circuito das Grutas, no chamado Complexo Espeleológico do Archer, é assim denominado por se encontrar no sopé do Morro do Archer, ambos os nomes em homenagem ao primeiro encarregadoSaiba mais
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade