O que fazer em Barra Mansa
Fazenda Rochinha - Foto: Arquivo Turisrio
Fazenda Rochinha - Foto: Arquivo Turisrio

Na cidade de Barra Mansa, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes: 

Passeios em trilhas com caminhadas ecológicas
Em Barra Mansa algumas fazendas oferecem também passeios em trilhas com caminhadas ecológicas, pratica de esportes de quadra, como futebol e volei ou praticados em contato com a natureza como equitação e canoagem. Transformadas também em atrativos, essas fazendas, mantém em bom estado de conservação, mobiliário, utensílios, ferramentas, alambiques e moinhos, tudo preservado para visitação e apareciação de turistas .

Arquitetura rural do século XIX
Como sugestão destacamos uma visita que não pode deixar de ser feita que é conhecer uma fazenda com arquitetura rural do século XIX. Construída em 1826, por Joaquim Manuel de Carvalho (primeiro Barão de Amparo), a Fazenda Sant'Ana do Turvo foi a maior produtora de café na região. Na época, ocupando uma área de 700 alqueires e possuindo 250 escravos, chegou a produzir, anualmente, 180 mil arrobas de café.

Em bom estado de conservação, é um dos bons exemplos da arquitetura rural do século XIX, contando com 12 quartos, três salões e outras dependências. Localiza-se no limite com o distrito de Nossa Senhora do Amparo, o que faz com que seja considerada parte daquele distrito.

Arquitetura do final do século XVIII
Outra sugestão é visitar também,  a Fazenda Rochinha que até hoje permanece cuidadosamente restaurada, mantendo as características da arquitetura do final do século XVIII, quando o chamado estilo colonial marcava as construções rurais. Desde 1902, destaca-se pela excelência de sua cachaça artesanal, ROCHINHA, comercializada em todo o Brasil e com adiantados projetos de exportação.

Abundância do bicho-preguiça
Tambem não deixe de fazer uma visita ao Parque Centenário, ou Jardim das Preguiças como é conhecido devido à abundância do bicho-preguiça em suas árvores e que fica encravado no centro da cidade. É o maior parque urbano do município, recebe vários turistas assim como moradores próximos para descanso.

Conheça mais sobre Barra Mansa
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade