Pontos Turísticos em Região Visconde de Mauá
Mapa da região de Visconde de Mauá - Foto: Lucio Paiva- (Licença cc-by-sa-3.0)
Mapa da região de Visconde de Mauá - Foto: Lucio Paiva- (Licença cc-by-sa-3.0)

Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, com partes da sua zona urbana estendendo-se também aos territórios dos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas, Minas Gerais.De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região como um todo compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no estado do Rio, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.

A região de Visconde de Mauá é repleta de atrações e a principal é a natureza junto com as várias cachoeiras que compõem o cenário. Visconde de Mauá é uma região com a natureza preservada, onde ficam situadas três vilas com grande estrutura turística: Vila de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. O local faz fronteira com Parque Nacional do Itatiaia e está no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira. É uma região de fácil acesso, com estrada pavimentada, que une a Rodovia Dutra a Vila de Maua, passendo pelo distrito de Penedo, numa região situada praticamente no meio da distância entre a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

Principais Pontos Turísticos em Visconde de Mauá


Cachoeira do Escorrega
A Cachoeira do Escorrega é uma das opções de ecoturismo mais visitadas de Visconde de Mauá. Trata-se de um tobogã natural de 30 metros de altura, com pedra bem lisa que, como o próprio nome diz serve de escorregador para os visitantes, que caem em um poço natural de água gelada. Hoje já é considerado um cartão postal da cidade e está a 3 km acima da Vida da Maromba. Por ali há um deck (sobre o rio) que dá abrigo para um bar, que serve bebidas quentes para quem encarar a aventura. Fica a 11 quilômetros de Mauá.

Alameda Gastronômica
A Vila de Maringá possui o principal centro comercial de Visconde de Mauá, é ali que fica concentrado o maior número de pousadas, hotéis, padarias, restaurantes, lojas, artesanatos e, principalmente restaurantes e bares. Também é conhecida com a Alameda Gastronômica da vila. Trata-se da mais bem estruturada região de Visconde de Mauá, uma curiosidade é que ela não deixa de ser próxima a pontos de ecoturismo. É cortada por um rio que a divide ao meio. Uma parte de Maringá pertence ao Estado de Minas Gerais e a outra parte fica ao Estado do Rio de Janeiro.

Poção da Maromba
O Poção da Maromba fica localizado a 1000 metros acima da Vila da Maromba, em Visconde de Mauá. Trata-se de uma piscina natural com cerca de 7 metros de profundidade. Para chegar até lá, é possível ir de carro pela estrada Maringá - Maromba, passando por dentro da Vila da Maromba. O poção é formado pela água que cai de uma cachoeira de 6 metros formada pelo Rio Preto. Para quem gosta de aventura, há uma pedra de aproximadamente 8 metros a qual serve de trampolim para os mais corajosos saltarem para mergulhar no Poção da Maromba.

Cachoeira Santa Clara
Cachoeira Santa Clara está situada entre Maromba e Maringá, no Vale de Santa Clara. Para chegar lá o acesso é fácil e seguro. Sua queda d’água possui em torno de 3 metros de altura meio a um paredão de pedra, cercado por araucárias e pinheiros. É uma das cachoeiras mais conhecidas e visitadas de Visconde de Mauá. Suas condições são ideais para praticantes de rapel (uma atividade de descida em corda).

A água é apropriada para banho, embora sua temperatura baixa não seja tão agradável. A corrente de água é quase seca no inverno, alguns turistas aproveitam a situação para sentar no meio da queda e desfrutar da bela paisagem do Vale do Rio Preto. Para quem pretende passar o dia na região, o restaurante e pesqueiro Truta Rosa é uma boa opção para almoço.

 

Conheça mais sobre Região Visconde de Mauá
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade