Pontos Turísticos em Niteroi
Museu de Arte Contemporânea de Niteroi - Foto: Phx-de - (Licença cc-by-sa-2.5)
Museu de Arte Contemporânea de Niteroi - Foto: Phx-de - (Licença cc-by-sa-2.5)

Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas do Estado do Rio de Janeiro, atrás da capital e de Búzios. A cidade atrai basicamente pelos seus centros culturais e históricos e pelas sua praias oceânicas.

Principais Pontos Turísticos de Niterói:

Caminho Niemeyer
O Caminho Niemeyer é um conjunto arquitetônico em construção na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, com construções projetadas por Oscar Niemeyer. É formado pelo Memorial Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer, o Museu Petrobras de Cinema, uma Catedral Batista, Uma Catedral Católica, a nova Estação das Barcas, a Estação de Barcas de Charitas, o Teatro Popular de Niterói, uma Capela Flutuante, a Praça JK e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Fortaleza de Santa Cruz
A Fortaleza de Santa Cruz, com seu complexo arquitetônico imponente e grandioso, causa ao observador o impacto do susto e o apaziguamento da beleza. As celas de prisioneiros, a lembrança das câmaras de tortura, as grades impenetráveis que miram a antiga forca vigiada por guarita interna, as marcas de fuzilamento no paredão; a capela de Santa Bárbara, em estilo colonial, são elementos que constituem a Fortaleza.

Parque da Cidade
O Parque da Cidade de Niterói é uma Área de proteção ambiental que se localiza no Morro da Viração, na cidade de Niterói, com altura aproximada de 270 metros. Ocupa uma área de cerca de 150.000m², e possui um mirante com visão panorâmica onde as principais praias da cidade podem ser observadas. No parque também existem duas rampas propícias para a prática de vôo livre, freqüentemente usadas por aficionados pelo esporte. Devido à sinuosidade da estrada de acesso, não há circulação de ônibus. O aceso é somente para carros de passeio e vans.

Campo de São Bento
O parque, grande área verde do bairro Icaraí, é freqüentado assiduamente pela população. Abriga um pequeno parque de diversões e nos finais de semana uma feira de artesanato. O Campo de São Bento oferece inúmeras atrações, como retrata, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

Praias de Niteroi:

Niterói possui 11 km de praias de rara beleza, entre as quais se destacam Camboinhas, Itacoatiara, Piratininga, Itaipú e Sossego, todas na Região Oceânica, e Icaraí, São Francisco e Charitas, na Baía de Guanabara.

Icaraí
A praia mais conhecida e tradicional da cidade é Icaraí, com toda a orla povoada de edifícios residenciais, bares e restaurantes. Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado. É palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Flexas
Pequena, mas de grande beleza, localiza-se entre as praias da Boa Viagem e Icaraí. Dela pode-se ver a Pedra do Índio (semelhante à cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca que inspira poetas e pintores, significa ''pedra furada'', dois ícones de Niterói.

Boa Viagem
No seu litoral encontramos falésias com grutas; a enseada com a praia; as ilhas de Cardos e Boa Viagem; o Torreão além do enroncamento do aterrado da Praia Vermelha, por onde passa a Avenida Litorânea.

São Francisco
Outro point esportivo da cidade é o calçadão da Praia de São Francisco, uma área residencial bastante procurada pelo agito noturno e pela variedade de bares em uma orla de águas calmas e areias finas. No final da praia, em um outeiro, encontra-se a Igreja de São Francisco Xavier.

Charitas
Sublinhada de quiosques à beira mar, o paraíso dos fanáticos por esportes aquáticos e aéreos, como o windsurfe, surfe e asa delta. No final da tarde dos finais de semana, o céu ganha o colorido das asas dos praticantes do vôo livre, que costumam decolar do Parque da Cidade, no bairro de São Francisco.

Jurujuba
Ela encanta os visitantes por ser uma primitiva colônia de pescadores escondida entre as montanhas. Parada obrigatória para quem gosta de comer frutos do mar como se estivesse a léguas da civilização.

Adão
Duas praias gêmeas, a primeira tem 250m e a segunda 150m. Águas turvas de coloração esverdeada e temperatura fria, com areias claras e finas, localizam-se bem próximo à entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz. A Praia do Adão situa-se bem próxima a Praia da Eva, na entrada da Baía de Guanabara. Muito semelhante a Praia da Eva tem á direita o Morro do Morcego, que serve de separação, com vegetação farta e nativa ao alto, além de amendoeiras e árvores de médio porte nas suas proximidades.

O acesso à praia é feito através de uma escadaria de 51 degraus. Possui 250m de extensão aproximada com águas esverdeadas, frias e areias claras e finas. Dividida da Praia da Eva, à direita, por uma elevação de formação rochosa, avista-se à sua frente o Corcovado e parte da Cidade do Rio de Janeiro.

Piratininga
Piratininga é dividida em duas praias. O trecho maior, chamado 'praião', com ondas fortes, areia e águas claras, possui em toda a orla quiosques especializados em frutos do mar e petiscos. Contrastando com ela, a ''prainha'' (com a famosa Pedra da Baleia), na extremidade norte.

Sossego
Espremida entre Camboinhas e Piratininga, ela é a eleita dos que passeiam nos finais de semana com lanchas e iates que saem da Marina da Glória, no Rio, ou do Iate Clube de Niterói.

Camboinhas
Banhada de águas esverdeadas e areia macia. Salpicada de quiosques que vendem petiscos e frutos do mar fresquinhos, ela é freqüentada pelos amantes de esportes náuticos, como a pesca e o windsurfe.

Itaipu
Itaipu é a única praia oceânica de Niterói que apresenta águas calmas. É uma das mais primitivas, com sua colônia de pescadores, uma igreja do início do século XVIII, o Museu de Arqueologia, contrastando com as modernas casas de veraneio. Possui restaurantes de frutos do mar, todos na areia da praia, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade.

Itacoatiara
Águas transparentes, azuladas e frias em meio a uma vegetação exuberante. É o paraíso dos surfistas; uma das mais freqüentadas e preferidas pela juventude, e das que oferece maior riqueza de paisagem.

Conheça mais sobre Niteroi
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade