Pontos Turísticos em Macaé
Rua da Praia - Foto: Juranir Badaró
Rua da Praia - Foto: Juranir Badaró

Cercado de belezas naturais, o município da região serrana oferece mais de 10 km de praias, lagoas costeiras, santuários ecológicos e pontos turísticos de um rico patrimônio histórico e arquitetônico. Com uma história que começou em 1627, com a colonização portuguesa, Macaé conta com prédios que remetem ao passado, como a Igreja Sant’Anna, marco da colonização.

Principais Pontos Turísticos de Macaé:

Solar dos Mellos
Construído em 1891 hoje abriga o Museu da Cidade de Macaé e o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada.

Câmara Municipal
Foi construída em 1838 para servir como residência do português Francisco Domingues Araújo, pai do Visconde de Araújo. Também foi local de comercialização de água, serviu como Biblioteca Municipal. Em 1906, o prédio foi finalmente adquirido pela Câmara Municipal.

Castelo – Solar Monte Elísio
O Solar foi construído pelo Visconde de Araújo para sua jovem esposa. A obra foi iniciada em 1852 e levou 14 anos para ser concluída. Hoje, no Solar funciona o Instituto Nossa Senhora da Glória, o Castelo, escola administrada pelas irmãs salesianas.

Farol Velho
Também conhecido como Farol de Imbetiba ou Farolito foi construído em 1880 e restaurado em 1999.

Praça Veríssimo de Melo
Surgiu em 1813 e hoje conta com o Coreto, construído na primeira década do século XX, o Obelisco comemorativo do primeiro centenário de Macaé, o Monumento a Veríssimo de Mello, com um busto de bronze, e o Chafariz, uma preciosa peça do século XIX, confeccionada em ferro fundido.

Lyra dos Conspiradores
O prédio foi inaugurado em 22 de maio de 1887. Foi uma das mais tradicionais instituições culturais do município de Macaé.

Igreja de Sant’Anna
De acordo com a lenda, a construção datada de 1630 tem sua porta principal voltada para oeste para impedir que a santa, de mesmo nome, fuja do altar. Após ter sumido e voltado a aparecer por diversas vezes, a santa original sumiu na década de 90 e nunca mais foi encontrada.

Macaé tem um imenso litoral, formado por inúmeras praias. Nelas o turista pode surfar, praticar body board, kity surf, entre outras atividades aquáticas:

Praia dos Cavaleiros
Praia de águas frias e límpidas, propícias para banhos. A pesca de mergulho é praticada no costão. Lugar indicado para a prática de surfe. Sua orla é repleta de bares e restaurantes. O sucesso local é atribuído à beleza natural. É conhecida como a 'Copacabana' macaense.

Ilha do Francês
Localizada a leste de Macaé, tem como extensão uma pequena formação rochosa, praias e vegetação, denominada de Ilha Ponta das Cavalas. A única praia da ilha situa-se na parte oeste, no fundo de uma enseada estreita e profunda, é propícia a banhos, tem areias finas e claras. Pequenos saveiros, lanchas e barcos podem fundear na enseada onde fica a praia, pois o local é bastante protegido dos ventos.

Lagoa de Imboacica
Possuí uma área aproximada de 5 quilômetros quadrados. Uma estreita faixa de areia a separa do oceano, águas transparentes e temperatura constante durante o ano, indicado para a prática de esportes náuticos e banhos. Tem uma ótima infra-estrutura.

 

Conheça mais sobre Macaé
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade