Pão de Queijo

Pão de Queijo - Foto: Andressa Garcia Fotografia
Pão de Queijo - Foto: Andressa Garcia Fotografia

O Pão de Queijo possui origem incerta, especula-se século XVIII, em paralelo a época da escravidão, nas fazendas mineiras era de costume servir aos senhores o pão com café. No entanto a farinha que chegava as fazendas da época não era de boa qualidade, e assim para fazer seus pães as cozinheiras passaram a substituir a farinha por polvilho, criando os primeiros pães de queijo mineiro.

Eram assados no fogão a lenha, preparados com os ingredientes produzidos nas próprias fazenda. A Receita foi se espalhando por todo o país e se tornou popular a partir da década de 50, hoje, países como Estados Unidos, Portugal, Itália e Japão importam os deliciosos pães de queijo brasileiro.

Ingredientes

Polvilho azedo: 2 copos americanos (de requeijão)
Polvilho doce: 1 copo + 2 colheres (sopa) cheias
Sal: 1 colher (chá) cheia
Óleo: 1/3 de copo americano
Leite: 300 ml
Ovos: 2 pequenos
Queijo meia cura ou minas padrão ralado: 250 g
Queijo parmesão ralado: 100 g

Como fazer

Preaqueça o forno a 200 °C.
Em uma vasilha, misture os ingredientes secos: o polvilho doce, o azedo e o sal. Cuidado nessa mistura, pois os polvilhos levantam muita 'fumaça' quando manipulados. Reserve.

Em uma panela, coloque o leite e óleo no fogo até ferver, mexendo de vez em quando.

Lentamente, misture o líquido nos ingredientes secos. Mexa até virar uma espécie de farofa e esfriar um pouco. Só então coloque os ovos. Continue a mexer.

Quando os ingredientes estiverem homogêneos, amasse com as mãos até virar uma massa bem macia.

Junte os queijos ralados e amasse mais um pouco até ficar uma mistura homogênea.

Faça bolinhas pequenas, coloque em uma forma untada com azeite e leve para assar até ficar dourado - algo em torno de 30 minutos. Coma morninho.

 

Pão de Queijo - Foto: Andressa Garcia Fotografia
Pão de Queijo - Foto: Andressa Garcia Fotografia
Pão de Queijo - Foto: Pilão Mineiro (Divulgação)
Pão de Queijo - Foto: Pilão Mineiro (Divulgação)
 Veja também
O feijão tropeiro é um prato típico não só de Minas Gerais, mas também de São Paulo e Goiás. Desde o período colonial, o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos...Saiba mais
Comumente chamado simplesmente de “carreteiro”, o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (transportadores...Saiba mais
O feijão é o alimento mais popular do Brasil. Prato mineiro por excelência, o tutu de feijão deve ser elaborado com sobriedade, em completo sossego, quase em segredo, como pede a alma montanhesca de...Saiba mais
Destinos Minas Gerais
Publicidade