Visite Sete Lagoas
Gruta Rei do Mato  Foto: Acervo Setur-mg-Xará
Gruta Rei do Mato Foto: Acervo Setur-mg-Xará

A Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, cuja entrada para a gruta fica a cerca de 880 metros de altitude, possui um desnível de 30 metros, tem 235 metros de extensão e possui três salões cujas pinturas rupestres, datam de seis mil anos e mostram predominância de figuras monocrômicas e de temática zoofórmica. Suas formações de estalagmite, que são cilíndricas com o diâmetro de aproximadamente 12 pés de altura, segundo os geólogos, são raras no mundo.

Nenhuma gruta brasileira tem em seu interior formações como essas. Diversos órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, participaram do projeto de preservação e aproveitamento turístico da Gruta. Projeto este que demorou mais de dois anos em sua execução. Foi um processo de urbanização e não, simplesmente um processo de acesso e iluminação. Os técnicos e cientistas que fizeram parte do projeto previram o que há de mais moderno em urbanização de grutas.

Conheça mais sobre Sete Lagoas
Fotos Sete Lagoas
Panoramica de Sete Lagoas vista da Serra de Santa Helena - Foto: Jcsrocha (Licença-Dominio publico)Panoramica de Sete Lagoas vista da Serra de Santa Helena - Foto: Jcsrocha (Licença-Dominio publico)
Gruta Rei do Mato - Foto: Acervo Setur-Mg - Sergio MourãoGruta Rei do Mato - Foto: Acervo Setur-Mg - Sergio Mourão
VER MAIS 8 FOTOS
Destinos Minas Gerais
Publicidade