Últimos posts
Pontos Turísticos em Sete Lagoas
Gruta Rei do Mato - Foto: Acervo Setur-Mg - Sergio Mourão
Gruta Rei do Mato - Foto: Acervo Setur-Mg - Sergio Mourão

Do ponto de vista geológico, Sete Lagoas está enquadrada numa região de rochas do Grupo Bambuí, constituída de calcários cinzentos intercalados por mármore acinzentado. Localizada a 70 Km de Belo Horizonte, Sete Lagoas é uma cidade rica em belezas naturais, além de um patrimônio histórico e artístico preservado, com casarões, catedrais e museus para se conhecer a história da região.

O nome se deve às sete lagoas, que podem ser avistadas do alto. A principal delas fica no centro da cidade e se chama Lagoa Paulino. Faz parte do complexo turístico juntamente com as outras seis, denominadas: Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e Chácara. Ao redor da lagoa Paulino encontram-se diversos bares e opções de diversão, caminhada e lazer. Além das lagoas outras atrações do município são a igreja de Santa Helena, o Cruzeiro, o casarão e o Parque da Cascata.

Principais Pontos Turísticos de Sete Lagoas:

Gruta Rei do Mato
A principal gruta das 24 catalogadas na cidade está localizada às margens da BR 040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, na Unidade de Conservação de Proteção Integral, Monumen¬to Natural Estadual Gruta Rei do Mato. A origem do nome é misteriosa. A lenda conta que, na década de 30, a gruta foi habitada por um homem solitário, forte, barbudo e de olhos claros. Su¬postamente, tratava-se de um refugiado político. O personagem folclórico passou a ser chamado de 'Rei do Mato'.

Museu Histórico Municipal
Na chamada Fazenda das Sete Lagoas, uma categórica construção do século XVIII à beira do antigo caminho de penetração aos sertões mineiros, funciona desde 1970. O Museu Histórico Municipal possui um grande acervo, com fotos antigas, peças ligadas aos escravos, objetos de alguns personagens ilustres do município e da região, além de documentos importantes da formação da cidade. O museu está localizado próximo à Catedral e ao Casarão.

Lagoa Paulino
Localizada no centro da cidade, na sua orla estão diversos bares e restaurantes. Os passeios de pedalinhos fazem a alegria de crianças e adultos. Uma fonte iluminada no centro da lagoa é mais um dos muitos atrativos do local. Nas noites de sextas e sábados, é montada ao lado da lagoa uma feira de artesanato e comidas típicas.

Lagoa Boa Vista
É a segunda lagoa mais visitada do município. Tem uma pista dupla no seu entorno com 1630 metros. A estrutura do Parque envolve: um palco para apresentações diversificadas, com área de eventos e feira; pista de patinação; bicicross; skate e dois campos de futebol. Em sua orla, encontram¬se o restaurante Mirante, traillers, sorveterias, escolas e bares. É um lugar aprazível, ótimo para cami¬nhadas e para a prática de esportes ao ar livre. Nas manhãs de domingo, acontece a tradicional Feira da Boa Vista. São 220 feirantes ofertando artesanato, hortifrutigrangeiros e uma movimentada praça de alimentação.

Serra Santa Helena
Localizada a noroeste e a 7 quilômetros do centro, a Serra de Santa Helena, a exemplo de Sete Lagoas, é uma formação calcária, com aproximados 400 metros em relação à cidade, e cercada de 1100 metros em relação ao mar. Proporciona a mais bela vista da cidade e região, descortinando-se a imensa área limitada pelas serras do Curral e da Piedade e os contrafortes da Serra do Espinhaço, no vale do Rio das Velhas.

Igrejinha de Santa Helena
Localizada no alto da serra, a Igrejinha é símbolo cristão que domina o espaço regional. Foi construída em 1852. A Festa de Santa Helena e Santa Cruz acontece no primeiro final de semana de maio. O grande destaque é a participação das diversas, guardas de Congo da região. Embora a data oficial de Santa Helena seja 18 de agosto, a festa de Santa Helena e da Santa Cruz é um evento de destaque nas manifestações religiosas, populares e folcóricas da região.

Parque da Cascata
Contando com uma bela represa e uma cascata de 35 metros de altura, o Parque da Cascata está localizado no alto da Serra de Santa Helena. O Parque apresenta uma excelente infraestrutura de lazer. Em uma área de 295 hectares, 40 destes de mata onde existem várias espécies da fauna e da flora nativas, há uma trilha que circunda a represa, com passagens dentro da mata e outra, que segue até o mirante da Cascata.

Museu Ferroviário
A Estação Ferroviária de Sete Lagoas foi inaugurada em 12 de setembro de 1896, marco da primeira expansão urbana do município. Em 2000, a Estação foi transformada em Museu e preserva, através do seu acervo, parte significativa da memória ferroviária. Fotografias, uniformes, quepes, relógio de ponto e um grande número de ferramentas, além das locomotivas nºs. 7 e 1015, vagão-escola e o convívio dos ex-ferroviários, dão a tônica ao Museu.

Casarão
Centro Cultural Nhoquim Drummond - Localizado na Praça Tiradentes, o 'Casarão' demonstra sua condição aristocrática pelo grande número de janelas. Recuperado a partir de 1988, o 'Casarão' foi rebatizado, em 1991, como Centro Cultural hoquim Drummond, nas comemorações do centenário do historiador. Nos fundos do 'Casarão', está o anfiteatro Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias), que resgata a memória arquitetônica de um dos principais prédios da cidade.

 

Conheça mais sobre Sete Lagoas
Destinos Minas Gerais
Publicidade