Palmas - Cultura - Praças Históricas
Praça dos Girassóis - Foto: Secom-To
Praça dos Girassóis - Foto: Secom-To

Principais Praças Históricas de Palmas

Praça dos Girassóis - Considerada uma das maiores praças do País, essa área verde abriga os principais símbolos arquitetônicos de Palmas e possui um piso multicolorido com referências a grupos indígenas do Tocantins, como Apinajé, Khahô e Xambioá. O nome da praça é uma referência à flor símbolo da região.

A lista de atrativos é grande. Por isso, reserve, ao menos, uma tarde para visitá-los. O destaque é o Palácio do Araguaia (diariamente, das 8h às 18h). Com 14 mil m², o cartão-postal e marco zero de Palmas foi construído em vidro e concreto aparente, e é sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em seu interior, pode-se avistar o centro geodésico do Brasil, embora o mesmo esteja representado por um marco que, por questões de acessibilidade, se encontra no lado externo do palácio; a maquete completa com todos os edifícios que compõem a praça; e painéis que recontam os principais trechos da história do Brasil (à direita da entrada principal) e de Tocantins (à esquerda).

Outra construção que chama a atenção é o Memorial Coluna Prestes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que homenageia a passagem da Coluna Prestes pela região. Inaugurado em 2001, esse edifício, cuja arquitetura carrega os inconfundíveis traços curvilíneos de Niemeyer, possui um salão de exposições, auditório com 99 lugares, salas de vídeo e pesquisas, além de um acervo com documentos e objetos relacionados a esse movimento político. Ao lado, Luiz Carlos Prestes também é lembrado na obra -O Cavaleiro da Luz-, uma estátua de bronze de autoria do artista plástico Maurício Bentes.

O Cruzeiro de Palmas, que marca o local onde se celebrou a primeira missa que inaugurava a construção de Palmas, e o monumento 'Os 18 do Forte de Copacabana', uma homenagem a um movimento militar de revolta contra o governo da República Velha, são outras obras que merecem uma visita.

A praça está dividida da seguinte forma: no centro, localiza-se o Palácio Araguaia; ao norte, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, a Fonte Iluminada, a Praça dos Três Poderes, a Súplica dos Pioneiros e a Cruz do Altar Ecumênico; ao sul, a Fonte de Água, o Memorial Coluna Prestes, o monumento 'Os 18 do Forte de Copacabana' e o terreno da futura catedral da cidade.

werwre
Conheça mais sobre Palmas
Conheça Palmas
Publicidade