Palmas - Cultura - Museus
Museu da Republica - Rio de Janeiro - Foto: Gilson Camargo
Museu da Republica - Rio de Janeiro - Foto: Gilson Camargo

Principais Museus de Palmas

Com quatro museus, Palmas é a cidade tocantinense com a maior concentração de locais que abrigam a história do Estado. Destes, a assessora executiva de Museus da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). O Memorial Coluna Prestes, desde 2011, já recebeu cerca de 11 mil visitantes interessados na história de sua famosa Coluna, que passou pela região onde hoje é o Tocantins.

Outro destaque é para o Museu dos Povos Indígenas, em Formoso do Araguaia, que foi contemplado pelo edital Mais Museus, em 2008. Neste, estão expostas obras das etnias indígenas Javaé e Karajá. Ainda no setor da preservação da cultura indígena no Tocantins, já está em fase de implantação o WÊKU – Museu Vivo do Povo Krahô, que representará a arte e os costumes desse povo.

Com exceção do Museu Histórico do Estado (Palacinho), que passa por reformas, todos os demais estão em funcionamento integral, ou parcial, conforme a assessora. Historicamente, o Palacinho assumiu grande importância para o Tocantins por ter sido a primeira sede do Governo do Estado, em Palmas. De lá saíram sanções às primeiras Leis tocantinenses, no período da separação do norte goiano, em 1988.

werwre
Conheça mais sobre Palmas
Conheça Palmas
Publicidade