Recife - Cultura - Agenda Festiva
Recife-Cap- O Galo da Madrugada - Foto- Antonio Cruz-abr - (Licença cc-by-sa-3.0)
Recife-Cap- O Galo da Madrugada - Foto- Antonio Cruz-abr - (Licença cc-by-sa-3.0)

Principais Festas Tradicionais de Recife

Como em todo o nordeste, em Recife sol marca presença praticamente o ano inteiro. Contudo, nos meses de junho e julho as chuvas se intensificam na região. Enquanto no verão, embalada pelos ritmos do carnaval e calor acima dos 30 graus, a cidade recebe milhares de turistas.

Carnaval multifacetado
Diferente de outros lugares do Brasil, o carnaval do Recife é sinônimo de diversão para todos os gostos. Ao som de frevo, maracatu ou das tradicionais marchinhas, os foliões dão início à festa uma semana antes da data oficial. Na manhã de sábado, a multidão se reúne pelas ruas do centro da cidade, no maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. Nos quatro dias de folia, milhões de pessoas se espalham pelo Pátio de São Pedro, Marco Zero, Boa Viagem e outros cantos que fazem parte da festa mais popular do país.

Outra importante festa do carnaval de Recife é a 'Noite dos Tambores Silenciosos', promovida na madrugada de segunda-feira, no Pátio do Terço, no Bairro do Recife Antigo. A celebração em homenagem aos escravos mistura elementos da religião candomblé e influências das loas do maracatu. Na festa, as luzes são apagadas enquanto orações e cântigos a xangô são entoadas ao som dos tambores, dançarinos e figuras religiosas.

Multifacetado, nem só de frevo ou maracatu vive o carnaval de Recife, já que pelo cais da rua da Alfândega acontece o Festival Rec Beat. Realizado há mais de dez anos, o evento promove o encontro de tradicionais ritmos regionais com as mais novas influências da cena musical da cidade. Cheio de cores e descontração, a festa esbanja euforia e irreverência, protagonizada pelas inusitadas fantasias de seus jovens foliões, às margens do rio Capibaribe.

Mas não só as ruas de Recife são tomadas pelo eufórico clima do carnaval, já que a sete quilômetros dali, a cidade vizinha Olinda também protagoniza grandes momentos da festa. Ao som de orquestras de pau-e-corda, maracatu, caboclinho e coco de roda, pierrôs, colombinas e os tradicionais bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade. O ponto de encontro dos foliões acontece na esquina dos Quatro Cantos, entre as ruas Prudente de Moraes, do Amparo, Bernardo Vieira de Melo e Ladeira da Misericórdia. Na quarta-feira, a festa termina com o desfile do bloco Bacalhau do Batata.

São João e Semana Santa
Passada a ressaca do carnaval, outro tradicional evento da cidade acontece no meio do ano, quando sanfonas, zabumbas e triângulos embalam o ritmo das festas juninas. Em plenas ruas do Recife Antigo, quadrilhas, fogueiras, bandas de forró e baião, transformam o cenário urbano da capital pernambucana em uma grande festa da roça.

Outra grande festa do calendário recifense é realizada nas comemorações da Semana Santa. Entre as mais concorridas do país, a encenação da Paixão de Cristo é o principal destaque do evento religioso, reunindo milhares de fiéis no estádio do Arruda.

werwre
Conheça mais sobre Recife
Fotos Recife
Bloco de Maracatu - Foto- Tetraktys - (Licença cc-by-sa-3.0)Bloco de Maracatu - Foto- Tetraktys - (Licença cc-by-sa-3.0)
Conheça Recife
Publicidade