Historia de Wellington
A Biblioteca parlamentar em Wellington - Foto: Donaldytong (Licença-cc-by-sa-3.0)
A Biblioteca parlamentar em Wellington - Foto: Donaldytong (Licença-cc-by-sa-3.0)

Wellington recebeu seu nome em homenagem a Arthur Wellesley, o primeiro Duque de Wellington e vitorioso da Batalha de Waterloo. O título do duque vem da cidade de Wellington, no condado inglês de Somerset. Em māori, a cidade recebe três nomes diferentes: Te Whanga-nui-a-Tara se refere ao Porto Wellington e significa 'o grande porto de Tara'; Pōneke é uma adaptação local de Port Nick, abreviatura de Port Nicholson; Te Upoko-o-te-Ika-a-Māui, que significa 'a cabeça do peixe de Māui' (frequentemente abreviado como Te Upoko-o-te-Ika), um nome tradicional para o extremo sul da Ilha Norte, deriva da lenda da suspensão da ilha pelo semideus Māui. Wellington também recebe inúmeros apelidos como The Harbour Capital, Wellywood e (agora raramente) Windy City.

Wellington é a capital da Nova Zelândia e também da região de Wellington, localizada ao sul da North Island (Ilha Norte), da qual Wellington é a cidade principal. Tinha aproximadamente 393 mil habitantes em 2011. A cidade está situada ao lado de um porto natural, em colinas pendulantes e verdes. A região é sujeita a terremotos, bastante frequentes, e que quase causaram a destruição da cidade nos anos de 1848 e 1855. Há poucas áreas planas, por isto a maioria da população da cidade vive nas colinas ao redor, em áreas de risco devido às atividades sísmicas. Devido aos fortes ventos que sopram na cidade vindos do estreito de Cook, a cidade é conhecida pelos neozelandeses como Windy Azure ('a Wellington ventosa').

Wellington foi fundada no final da década de 1830. O distrito comercial formou-se inicialmente junto à costa, porém está hoje afastado 100 a 200 metros do porto, devido à elevação do solo causada pelos terremotos. A cidade também se expandiu devido a aterros na faixa costeira. Wellington tornou-se capital da Nova Zelândia em 1865, substituindo Auckland.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Wellington
Destinos Nova Zelandia
Publicidade