Historia de La Paz
Parque Laguna Cota - Foto: Alhen
Parque Laguna Cota - Foto: Alhen

A cidade de Nuestra Señora de La Paz (ou simplesmente 'La Paz') foi fundada em 20 de outubro de 1548, pelo capitão espanhol Alonso de Mendoza, no local em que, atualmente, se situa a comunidade de Laja. A fundação da cidade ocorreu por ordem de Dom Pedro de La Gasca, Vice-Rei do Peru naquela oportunidade, em celebração da restauração da paz naquele Vice-Reino. Coincidiu tal fato, assim, com o aniversário de um ano da histórica Batalha de Huarina, em que se enfrentaram os seguidores de Gonzalo Pizarro e Diego de Almagro, em guerra civil deflagrada pela insurreição de Pizarro diante de Blasco Nuñez Vela, primeiro Vice-Rei do Peru.

A antiga aldeia indígena, estabeleceu-se nesta região tinha o nome de Chuquiago e foi visto (primeiro) ano 1535 pelo capitão espanhol Juan Saavedra, que fazia parte de uma expedição de Diego de Almagro, que foi para o Chile . Don Pedro de la Gazca para marcar o fim da guerra civil entre almagritas e pizarristas, confiada a Don Mendoza Alanzo da fundação da nova cidade com o nome de 'Nossa Senhora da Paz'. Três dias mais tarde por causa do clima inóspito, o contingente espanhol se move para o Vale Chuquiago. Imperador Carlos V enviou para a cidade em 1555 um brasão de armas com a legenda: 'Os dissidentes em harmonia, em paz e amor se reuniram e pessoas de paz fundadas para a memória perpétua' em referência a paz entre Almagro e Pizarro . Em 1609, a diocese foi estabelecida. Em 1781, o líder indígena Julian Apaza que tinha adotado o nome de Tupac Katari, subiu com o seu exército da cidade por 109 dias e foi defendida por Don Sebastian Segurola e lançado pelo comandante Ignacio Flores.

A cidade de La Paz decidiu contra o jugo espanhol em 1809 sob a liderança de Pedro Domingo Murillo que foi enforcado juntamente com outros patriotas em 16 de julho do mesmo ano. O departamento de La Paz foi criado pelo Decreto Supremo de 23 de janeiro de 1826. Atualmente, a cidade de La Paz é a sede do governo, uma situação estabelecida desde 25 de outubro de 1899, data em que o general José Manuel Pando assumiu a presidência da República após o triunfo da Revolução Federal.

Dois dias após a fundação de La Paz, dirigindo-se o capitão Mendoza ao vale de Chuquiagu, nas proximidades de Laja, onde lhe pareceram o clima e a geografia mais propícios ao estabelecimento urbano – fatores estes, favorecidos, ademais, pela presença do rio Choqueyapu, rico em ouro –, decidiu-se pela transferência da cidade recém-fundada a este novo sítio, local onde se encontra até os dias atuais. Sete anos após, foi enviado a La Paz, por determinação de Carlos V, Rei da Espanha, o atual escudo de armas da cidade, em que se lê a inscrição 'Los discordes en concordia, en paz y amor se juntaron y pueblo de paz fundaron para perpetua memoria' ('Os discordantes em concórdia, em paz e amor se juntaram e povoado de paz fundaram para perpétua memória').

Fonte: Wikipédia

 

Conheça mais sobre La Paz
Destinos Bolívia
Publicidade