Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Historia de Bariloche
Lago Nahuel Haupi - Foto: David
Lago Nahuel Haupi - Foto: David

Há evidências da existência de assentamentos indígenas à beira do Lago Nahuel Huapi e na zona hoje ocupada pela cidade de Bariloche, prévios a chegada dos colonizadores brancos. Em meados do século XVII e início do século XVIII, a zona foi objeto de viagens dos missionários do Chile, entre os que se contam estão os padres: Diego Rosales, Nicolás Mascardi, Felipe Laguna e Juan José Guillelmo.

O primeiro homem branco que chegou à região vindo das regiões próximas ao Atlântico foi o Dr. Francisco Pascasio Moreno, que na época tinha 23 anos.A fundação da cidade deu-se em 1895, quando um imigrante alemão, Karl (Carlos) Wierderhold, criou ali um armazém. Em 1902, tornou-se a cidade de San Carlos de Bariloche. Sua arquitetura, principalmente na área central, lembra a de cidades alemãs e austríacas.

Lá pelo final do século XIV, entre conflitos entre homem branco e indígenas, na zona perto do grande lago Nahuel Huapi, começam a se instalar por esta zona os primeiros colonos que eram pequenos agricultores e tinham gados e, além disso, chegou um comerciante alemão que tinha chegado do sul do Chile e se chamava Carlos Wiederhold. Este senhor usava o grande lago para transportar suas mercadorias (lã, couro, manteiga, queijo) até o Chile e este comércio foi atraindo aos poucos outros povoadores.

Imagina que a Patagônia nesta época ainda eram terras desconhecidas e recentemente estava sendo povoada pelo homem branco (antes já era povoada pelos indígenas que foram massacrados pelos militares, já ouviram falar no General Roca?). A Argentina queria sua soberania nas terras do sul, por isto começou a gerar políticas para distribuir terras aos imigrantes que queriam se aventurar por estas bandas. Voltando a Bariloche, com esta política e a pedido dos povoadores importantes da zona, o General Roca (já falaremos dele) decretou a fundação da Colônia Agrícola do Nahuel Huapi (Bariloche) em 3 maio de 1902.

A partir deste momento começou o crescimento da cidade, que foi incentivada com a chegada de um italiano chamado Primo Capraro e em pouco tempo passou a ser o homem mais importante do povoado. Foi o responsável pela construção das casas da cidade (hoje em dia podemos ver algumas delas em Bariloche), ele usava as árvores da zona para construir (casinhas de madeira), imaginem como os bosques ficaram devastados nesta época. Bariloche ia crescendo cada vez mais, os lotes de terra já estavam sendo distribuídos, o comercio crescia e as pessoas importantes da cidade,  por exemplo, um tal engenheiro que se chamava Emilio Frei, começaram a exigir do presidente da época (Yrigoyen) a chegada do trem na região. De tanto insistir e depois de alguns “piquetes” dos povoadores, finalmente chega a extensão da linha do trem que vinha de Buenos Aires e em 1934 chega o primeiro trem a Bariloche.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Bariloche
Destinos Argentina
Publicidade