![]() |
Museu Schmidt Presses - Foto: Claiton Medina (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Na grande cidade de Novo Hamburgo, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Festa Nacional do Calçado
Visite o Museu Nacional do Calçado onde tem um Monumento ao Sapateiro em homenagem aos operários das fábricas de calçados; com uma réplica de sapataria e pares de sapatos antigos e de personalidades. Muito bom para ir à Novo Hamburgo é durante a Festa Nacional do Calçado, que acontece em setembro com direito com grandes shows musicais e estandes que capricham nos preços dos calcados e acessórios.
Também vale a pena subir o Morro Ferrabraz, com ponto de salto de asa-delta e mirante com vista panorâmica das cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Sobrado de 1831 em estilo enxaimel
Para os amantes da cultura, todos os caminhos levam à Fundação Ernesto Frederico Scheffel, com suas instalações em um sobrado de 1890, reúne um acervo com mais de 300 obras do artista, entre pinturas e esculturas. Ao lado fica a Casa Schmitt-Presser, um sobrado de 1831 em estilo enxaimel, também aberto à visitação.
Estilo romano basilical
Também merece uma visita, a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. Construída em estilo romano basilical, abriga afrescos de Aldo Locatelli, Marciano Schmitz, Emílio Sessa e Irmão Nilo, além de um órgão de tubos ARBOHN.
Bela Reserva Ecológica
Para os amantes do ecoturismo a Reserva Ecológica da Família Lima, é composta por inúmeras trilhas que levam a cinco cachoeiras e algumas piscinas naturais, além de prática de rapel e tirolesa.
Corredor histórico-cultural
Não deixe de visitar o Centro Histórico de Novo Hamburgo. Ligando o Centro Histórico ao atual Centro da cidade, existe um corredor histórico-cultural. Trata-se da Rua General Osório, ao longo da qual encontram-se dezenas de prédios históricos de diversas épocas. Destacam-se neste corredor, o prédio do Colégio Santa Catarina, o prédio da antiga Sociedade Frohsin (atualmente GSFM), projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, as casas das famílias Richter, Klein, Momberger, Snel e Grünn.
Construções historicistas da década de 50
No centro da cidade, destacam-se a Catedral Basílica São Luís Gonzaga e a Igreja Evangélica Luterana da Ascensão, ambas construções historicistas da década de 1950. A segunda segue o estilo neogótico, com formas puras do gótico original, algo já incomum para esta época tão recente.