Pontos Turísticos em Novo Hamburgo
Museu Schmidt Presses - Foto: Claiton Medina (Licença-cc-by-sa-3.0)
Museu Schmidt Presses - Foto: Claiton Medina (Licença-cc-by-sa-3.0)

Caracterizada por sua intensa produção calçadista, a cidade se destaca, também, nos seus pontos turísticos. Com traços na colonização alemã, construções históricas, comércio de calçados a preços módicos, uma belíssima área rural além de suas construções religiosas atraem visitantes à cidade.

No centro histórico, localizado no bairro Hamburgo Velho, encontram-se ainda varias edificações construídas na técnica enxaimel, como o atual Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser (primeiro exemplar da técnica tombado pelo IPHAN no Brasil), a Casa Kayser e a Casa Ody (trata-se de uma réplica da original, já demolida).

Principais Pontos Turísticos de Novo Hamburgo:

Museu Nacional do Calçado 
Abriga um Monumento ao Sapateiro em homenagem aos operários das fábricas de calçados; com uma réplica de sapataria e pares de sapatos antigos e de personalidades;

Festa Nacional do Calçado
Acontece em setembro com direito com grandes shows musicais e estandes que capricham nos preços dos calcados e acessórios.

Morro Ferrabraz
Ponto para salto de asa-delta e mirante com vista panorâmica das cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Com suas instalações em um sobrado de 1890, reúne um acervo com mais de 300 obras do artista, entre pinturas e esculturas.  Ao lado fica a Casa Schmitt-Presser, um sobrado de 1831 em estilo enxaimel, também aberto à visitação.

Catedral Basílica São Luiz Gonzaga
Construída em estilo romano basilical, abriga afrescos de Aldo Locatelli, Marciano Schmitz, Emílio Sessa e Irmão Nilo, além de um órgão de tubos ARBOHN.

Reserva Ecológica da Família Lima
É composta por inúmeras trilhas que levam a cinco cachoeiras e algumas piscinas naturais, além de prática de rapel e tirolesa.

Conheça mais sobre Novo Hamburgo
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade