![]() |
Interior do Sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo- - Foto: Halle Pacheco de Oliveira (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Suas ruínas são constituídas dos vestígios mais impressionantes da antiga redução, sendo traçada em estilo Barroco, e levantada a partir de 1735 em pedra arenito. Originalmente a igreja era pintada de branco por dentro e por fora, e foi utilizada a tabatinga, um barro esbranquiçado existente na região.
Principais Pontos Turísticos de São Miguel das Missões:
Ruinas de São Miguel
Diante das ruínas da antiga Igreja de São Miguel todo visitante se impressiona com a grandiosidade de sua construção, principalmente ao conhecer sua importância histórica. O local bem como, em outras reduções jesuíticas da Argentina e do Paraguai, centenas de religiosos viveram entre os séculos 17 e 18 afim de catequizar os índios que alí viviam. conhecidas como Sete Povos das Missões, à oeste do Rio Grande do Sul, o sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, com as ruínas da catedral e algumas colunas das casas vizinhas, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela Unesco.
Bem próximo dali, o Museu das Missões (1942), mostra esculturas de alguns santos, produzidas pelos índios ou importadas da Europa.
Museu Lucio Costa
Construído em 1940, o projeto do museu teve como base os traços arquitetônicos das residências missioneiras. O acervo é composto de várias imagens sacras produzidas pelos índios, misturando o barroco europeu com traços indígenas locais, tornando assim as formas humanas mais arredondadas. Nos avarandados do museu, existe uma exposição permanente onde, vários índios expõe seus trabalhos legitimamente artesanais.