Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Palmeira - Colonia Witmarsum
Fachadado clube Palmeirense - Foto: Guilmann (Licença-Dominio publico)
Fachadado clube Palmeirense - Foto: Guilmann (Licença-Dominio publico)

Em Palmeira, são encontrados inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Membros de uma seita religiosa protestante
Conhecer a Colônia Witmarsum não pode estar fora do seu roteiro em Palmeira. A formação dessa Colônia, em julho de 1951, é o resultado de um movimento colonizador espontâneo, realizado por reimigrantes menonitas (membros de uma seita religiosa protestante, surgida no século XVI na Europa, fundamentada na religião e no trabalho) que, anteriormente, se haviam estabelecido em Santa Catarina.

Um sistema de vida comunitária
Ocupa uma área de 7800 hectares e compreende cinco núcleos de povoamento, sem denominações e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela. A Colônia foi organizada no sistema de vida comunitária e de terras comunais, porém atualmente, a propriedade é individual, com lotes rurais de 50 hectares em média.

Construção típica da colonização alemã
Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira. Nela encontra-se ainda um grupo folclórico e um coral que visam manter a tradição cultural, biblioteca, escola de música, grupo de teatro e o Museu Histórico, inaugurado em 15 de setembro de 1989 instalado na antiga casa-grande da Fazenda Cancela feita em madeira, numa construção típica da colonização alemã menonita tombada pelo Patrimônio Histórico com acervo composto de móveis, objetos, fotos e equipamentos das colônias de Santa Catarina e da própria Witmarsum.

Mantém as caraterísticas de solar colonial
Outros atrativos turisticos que também devem estar incluso em seu roteiro, são as fazendas. Existem diversas delas além de sítios na zona rural, que apresentam muita importância histórica. Como destaque, o Sítio ou Fazenda da Conceição, é uma das que mais mantém as caraterísticas de solar colonial, com edificações com mais de 200 anos em construção em taipa e estuque.

Construída pelos carmelitas há mais de dois séculos
Tem também a Fazenda da Palmeira que pertenceu ao fundador da cidade Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá e, a Fazenda Padre Inácio, construída pelos carmelitas há mais de dois séculos. a Fazenda ou Sítio da Baronesa.Considerada a cidade clima do Brasil, em Palmeira é possível fazer um proveitoso passeio histórico e cultural, onde os visitantes podem desfrutar de um clima ameno, belezas naturais, tranqüilidade, e hospitalidade.

Conheça mais sobre Palmeira - Colonia Witmarsum
Destinos Paraná
Publicidade