Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em Palmeira - Colonia Witmarsum
Vista lateral da Igreja Matriz da Cidade - Foto: Guilmann (Licença-cc-by-sa-3.0)
Vista lateral da Igreja Matriz da Cidade - Foto: Guilmann (Licença-cc-by-sa-3.0)

Ao caminhar pelas suas ruas, praças e seus recantos o turista encontra a história de um povo que tem como base, suas raízes no tropeirismo e na imigração de inúmeros grupos étnicos. Isto é perceptível nas minúncias arquitetônicas; na natureza e tranqüilidade de suas ruas, nas praças e igrejas construídas em estilo barroco colonial e nas capelas, a exemplo do Senhor Bom Jesus, bem como, Nossa Senhora das Neves, que atendia a hospedagem dos tropeiros.

Principais Pontos Turísticos de Palmeira:

Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
A primitiva capela dedicada à Padroeira do Município foi iniciada pouco antes da doação das terras para se formar a Freguesia, foi concluída em 1837, tendo passado pôr algumas alterações em decorrência de reformas. Tem como características arquitetônicas o estilo barroco-colonial. Nesta igreja, está a artística e secular imagem de madeira de Nossa Senhora da Conceição, que pertenceu à esposa do povoador Mateus Leme, trazida de Portugal com cerca de 300 anos ou mais. Tel. (0xx42) 3252-1276. Localiza-se na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Capela do Senhor Bom Jesus
Construída em estilo barroco-colonial, a conclusão de sua obra data do ano de 1836. Junto a essa Capela, como parte integrante do seu patrimônio histórico, um secular cemitério, o qual motivou a edificação dessa Capela. Nele está enterrado o fundador de Palmeira, Tenente Manoel. Localiza-se na Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como 'Praça da Capelinha'.

Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte
São 14 Capelinhas feitas em pedra, formando uma cruz, algumas com motivos ou decorações portuguesas, construídas, pelo colonizador da região, o imigrante português Bento Luís da Costa, sendo que a primeira foi construída em 1935 e a última em 1962. Em função do milagre de Fátima, assemelha-se ao Cruzeiro do Bom Jesus de Praga em Portugal. As Capelinhas recebem milhares de visitantes todo ano. Encontra-se em ampla área verde, totalmente gramada, equipada com churrasqueiras. 

Capela de Nossa Senhora das Neves
Mandada construir dentro das linhas de estilo arquitetônico barroco-colonial por Domingos Ferreira Pinto, e o Barão de Guaraúna se constitui numa antiga e rústica capelinha de pedra com dois sinos de bronze que datam do ano de 1861. Possui churrasqueiras e sanitários, além de algumas grutas com formações de estalactites.

Praça do Chafariz
Possui árvores, um antigo chafariz datado de 1876 e a Ponte de 'Nhô Salvador' construída no Império (por volta de 1879) sobre o arroio Monjolo. Localizada na Rua XV de Novembro.

Museu Histórico
Instalado no solar que pertenceu ao Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá. Construído na década de 1850, antes da criação da Província do Paraná. Abrigou ao Imperador D. Pedro II e sua comitiva quando de sua visita a Palmeira. No museu, funciona o Departamento de Cultura e Meio Ambiente - Divisão de Cultura e Turismo. Tel. (0xx42) 3252-3232 Ramal 221. Localiza-se no prolongamento da Rua Dr. Moisés Marcondes, fundos da Capela do Senhor Bom Jesus.

Colônia Witmarsum
A formação da Colônia, em julho de 1951, no Município de Palmeira, resultou de um movimento colonizador espontâneo, realizado por reimigrantes menonitas (membros de uma seita religiosa protestante, surgida no século XVI na Europa, fundamentada na religião e no trabalho) que, anteriormente, se haviam estabelecido em Santa Catarina. Ocupa uma área de 7800 hectares e compreende cinco núcleos de povoamento, sem denominações e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela. A Colônia foi organizada no sistema de vida comunitária e de terras comunais, porém atualmente, a propriedade é individual, com lotes rurais de 50 hectares em média.

Conheça mais sobre Palmeira - Colonia Witmarsum
Destinos Paraná
Publicidade