Rafting Tibagi - Campos Gerais-PR - Foto-Setur Gov Paraná |
Esportes Radicais em Tibagí
Em mais de 3 mil quilômetros quadrados de matas nativas em Tibagi, estão espalhados rios, cachoeiras e cânions incríveis para a prática de atividades de aventura, como rafting, rapel, cascading, canoagem e voo livre. A cidade, que fica a 220km de Curitiba, é conhecida como a capital paranaense de esportes radicais. Os pontos mais procurados da região são o Parque Estadual do Guartelá, o Morro da Comuna e o Rio Tibagi.
Sem dúvida o principal atrativo de Tibagi nos últimos quatro anos tem sido a grande oferta pela prática dos esportes de aventura. Considerada a capital paranaense dos esportes de aventura, a cidade permite que os visitantes mais corajosos pratiquem rafting, rapel, cascading, canoagem e voo livre.
O rafting é a descida em corredeiras em um bote de borracha, indicada principalmente para quem gosta de emoção e muita água. Para quem gosta de aventura, mas prefere se manter seco, a melhor opção é o rapel. Em Tibagi existem muitos morros e paredões propícios para a prática do esporte. Já para quem pretende desbravar as cachoeiras o cascading (rapel em cachoeira) é a indicação. Os melhores locais para a prática desse esporte são os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos.
A cidade é referência também para a prática da canoagem. Ex-sede da seleção brasileira de canoagem slalon, o município ainda preserva locais ideais para os amantes do esporte. No rio Tibagi há uma pista de canoagem para atletas iniciantes e mais avançados.
O município possui ainda dois grandes morros. O morro do jacaré e da comuna foram descobertos pelos praticantes de parapente em 2007, e fez com que a cidade entrasse rapidamente para o cenário nacional do esporte. No início deste ano, Tibagi sediou a primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente e contou com a presença de mais de 100 competidores.