O que fazer em Castro
Moinho em estilo Holandês - Foto: Kiko Correia (Licença-cc-by-sa-4.0)
Moinho em estilo Holandês - Foto: Kiko Correia (Licença-cc-by-sa-4.0)

A cidade de Castro, possui inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Chegada dos imigrantes holandeses
Não deixe de conhecer o Memorial da Imigração Holandesa ‘De Immigrant’ (o imigrante) foi construído em 2001, pelo engenheiro holandês Jan Heijdra em comemoração aos 50 anos da chegada dos imigrantes holandeses no município de Castro. Suaaltura é de 37 metros (do chão até a ponta da asa em posição vertical), sendo considerado o maior moinho da América Latina.

Documentos importantes do século XIX e XX
Vale também conhecer a Casa da Cultura Emilia Erichsen construída em 1850 e abrigou o primeiro jardim de infância do país, da professora Emilia Braziliana de Fagundes Erichsen. Atualmente, sedia a Casa da Cultura e o Arquivo Histórico Municipal com documentos importantes do século XIX e XX. O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1981.

Cuidada por seus escravos por cerca de 100 anos
Aproveite para conhecer também a Fazenda Capão Alto, um belíssimo casario tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1982. É o marco inicial do povoamento de Castro, a partir da sesmaria doada à família Taques de Almeida. Foi propriedade dos frades Carmelitas, que ao se retirarem para São Paulo, deixaram a fazenda aos cuidados de seus escravos por cerca de 100 anos. Foi adquirida em 1870 por Bonifácio José Batista (Barão do Monte Carmelo) que construiu o atual casarão.

Conheça mais sobre Castro
Destinos Paraná
Publicidade