Pontos Turísticos em Morretes
Conjunto Marumbi na Serra do Mar - Foto: Guilherme Scholz (Licença-cc-by-sa-3.0)
Conjunto Marumbi na Serra do Mar - Foto: Guilherme Scholz (Licença-cc-by-sa-3.0)

Situada aos pés da Serra do Mar, a bela cidade de Morretes encanta por sua Natureza muito bem preservada, seu clima maravilhosamente agradável, uma saborosa gastronomia que oferece o famoso Barreado e suas charmosas pousadas.

Principais Pontos Turísticos de Morretes:

Igreja de São Sebastião do Porto de Cima
Devoção de origem portuguesa, a igreja foi construída na primeira metade do século XIX e inaugurada em 1850. A arquitetura externa, com características coloniais, foi bastante modificada. Internamente, sua arquitetura é rica. Foi tombada e restaurada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1963. Localiza-se no povoado de Porto de Cima.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto
Inaugurada em 1850, possui em seu interior uma Via-Sacra a óleo executada pelo famoso pintor morretense Theodoro de Bona. Em frente à igreja está instalado um sino, vindo de Portugal, com o brasão do Império, fundido no ano de 1854, além de uma cruz que data da passagem do século e um relógio em sua torre que funciona desde a fundação da igreja. Localiza-se no Largo da Matriz.

Igreja de São Benedito
Seu estilo arquitetonico é colonial, os dados históricos referentes a esta igreja apresentam controvérsias. Consta como construída por escravos em 1765 ou que a data de sua fundação foi em 1863, com sua torre edificada somente 53 anos mais tarde, em 1916, por iniciativa do provedor e tesoureiro Capitão Roberto França; ou ainda que foi inaugurada em 01 de janeiro de 1884 e benta em 7 de setembro do mesmo ano. Seu acervo artístico e histórico permanece bem conservado. É tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná. Localiza-se na confluência das Ruas Conselheiro Sinimbu e Fernando Amaro.

Estação Ferroviária
Implantada em 1885, o antigo prédio deu lugar a uma estação com características modernas que possui lanchonetes, sanitários e barracas com produtos artesanais. Dela tem-se uma bonita visão das montanhas da Serra do Mar.

Porto de Cima
Localizado ao pé da Serra do Mar, o povoado Porto de Cima teve seu apogeu em razão dos engenhos da ervamate e, nas últimas décadas do século XVIII, passou a ter grande importância econômica como entreposto comercial entre o litoral e o planalto.
Guarda ainda vestígios de seu passado retratado pelas ruínas de engenhos, casarões e calçadas de pedras. Atualmente possui praia fluvial, áreas para acampamentos e pousadas

Parque Estadual Pico do Marumbi
É o local preferido para a prática do montanhismo, por proporcionar escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldade. No caminho entre a estação e o Pico Marumbi, situa-se a cascata dos Marumbinistas, uma queda d’água quase vertical, com uma altura de aproximadamente 50 metros. O acesso se dá pela Estação do Marumbi, da Ferrovia
Paranaguá - Curitiba ou pela Estrada das Prainhas partindo de Porto de Cima.

Estrada da Graciosa
Construção iniciada no governo do Presidente da Província Zacarias de Góes e Vasconcelos, com suas obras concluídas possivelmente por volta de 1873.
É hoje um local para lazer, com churrasqueiras, sanitários, quiosques para venda de produtos típicos,

Caminhos Coloniais
Os caminhos coloniais eram as únicas ligações entre o litoral e o planalto paranaense, em meados do século XVII. Os caminhos surgidos espontaneamente, de acordo com a necessidade no início da
colonização, hoje são percorridos pelos que buscam o naturalismo e o turismo ecológico, que pode ser desenvolvido nos Caminhos da Graciosa e do Itupava.

Véu da Noiva
Uma Cachoeira do rio Ipiranga com aproximadamente 70 metros, que pode ser apreciada da Estrada de Ferro, próxima à Estação Véu da Noiva.

Morro do Sete
Porção oriental do conjunto Marumbi de aproximadamente 1450 metros, de difícil acesso (5 horas de subida) propício para montanhistas, com visão de grande parte da planície litorânea. Acesso pela Estrada da Graciosa.

Rua das Flores
Possui um grande calçadão às margens do rio Nhundiaquara com seus casarios históricos como a casa onde pernoitou D. Pedro II, o Marco Zero, chafariz, coretos, restaurantes e o primeiro telégrafo da cidade.

Recanto Nova Itália
É um Recanto às margens do rio Nhundiaquara, que após uma pequena corredeira forma uma piscina natural, local propício para banhos e mergulhos. Possui camping, churrasqueiras, lanchonete, sanitários e vestiários.

Santuário Nhundiaquara
Detém um enorme Parque ecológico, com 400 hectares, possuindo piscina infantil, piscina natural, toboágua de 140 metros de comprimento que corta a vegetação e desemboca nas águas do rio Nhundiaquara, cachoeiras, cascatas e trilhas. Eco Park com área coberta de 1000 m² com completa infraestrutura de alimentação, vestiários, guarda-volumes, local para eventos e estacionamento.

 

Conheça mais sobre Morretes
Destinos Paraná
Publicidade