Pontos Turísticos em Balsa Nova
Ponte sobre o Rio dos Papagaios (construída em 1876) - Foto: Samirnosteb (Licença-cc-by-sa-3.0)
Ponte sobre o Rio dos Papagaios (construída em 1876) - Foto: Samirnosteb (Licença-cc-by-sa-3.0)

Principais Pontos Turísticos de Balsa Nova:

Cristo de São Luiz do Purunã
À beira do Segundo Planalto Paranaense, da estátua do Cristo, se consegue enchergar as cidades de Curitiba e Campo Largo, e em dias limpos, até mesmo a Serra do Mar ao longe. É uma das paisagens mais bonitas de toda a região. Não se tem áreas de lazer como antigamente (churrasqueiras e playgrounds), mas a maravilhosa paisagem de todo o Primeiro Planalto.

Ponte dos Arcos
Na divisa municipal de Balsa Nova e Porto Amazonas, na junção entre o Rio dos Papagaios e o Rio Iguaçu, exatamente ao final da Estrada do Tamanduá, fica localizada a Ponte dos Arcos, com seus mais de 60m de altura e 585m de comprimento.

Parque Manancial
Inaugurado em 7 de junho de 2003, o parque tem 162.185m2, oferencendo em sua ampla área de lazer, playgrounds, trilhas pavimentadas para caminhadas e canchas, além de um belo mirante para o lago. Localizado dentro da área urbana do município de Balsa Nova, o Parque Manancial engloba a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade e o centro de Convivência do Idoso.

Capela de N. Senhora da Conceição do Tamanduá
No período colonial, a ordem dos carmelitas ergueu,em diversas localidades brasileiras, algumas capelas para melhor exercer a sua missão de catequese. É o caso da Capela N. S. da Conceição do Tamanduá. Construída em 1730, foi a segunda igreja do Paraná e a quinta do Brasil, onde foram catequizadas as tribos tupis-guaranis de Tamanduá. Por lá passavam, na primeira metade do século XIX, tropeiros do Rio Grande do Sul, levando gado para a província de São Paulo. O local era usado pelos inúmeros tropeiros,como pouso e invernada.

Ponte Centenária
A antiga ponte sobre o Rio dos Papagaios, às margens da BR 277, foi construída no ano de 1876, por imigrantes alemães, quando da visita de Dom Pedro II ao Paraná. É uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, sendo considerada, um monumento da engenharia nacional. A Ponte fica dentro do Recanto Monteiro Tourinho (Recanto dos Papagaios), hoje, um local de lazer com áreas de churrasquerias, playgrounds e piscinas naturais.

Moinho Balsa Nova
No início do século XX, mais ou menos na mesma época da construção da 'nova balsa' para travessia o Rio Iguaçu (que originou o nome da cidade), o centenário Moinho Balsa Nova iniciou seu funcionamento. Instalado à margem do Rio Itaqui, o Moinho usava a força da correnteza do pequeno rio. Hoje, já movido a energia elétrica, o lugar ainda conserva boa parte de sua construção original, já bastante deteriorada pelo tempo, mas com sua arquitetura rústica e longas paredes de madeira ainda em riste, e em pleno funcionamento.

Conheça mais sobre Balsa Nova
Destinos Paraná
Publicidade