Últimos posts

Árvore de Natal na Lagoa

Árvore de Natal na Lagoa- Foto: Reprodução Panrotas
Árvore de Natal na Lagoa- Foto: Reprodução Panrotas

A Lagora Rodrigo de Freitas por sí só é um belo cenário, e com a árvore de natal se torna uma atração especial. A inauguração é uma festa e muitas pessoas comparecem neste dia para ver além da árvore, os shows e espetáculos apresentados. Mas a visitação é constante durante o tempo que a árvore fica exposta, com muitas pessoas indo às margens da Lagoa para contemplar as luzes da árvore.

Árvore de Natal da Lago Rodrigo de Freitas no Rio de JaneiroAlém da motivação de ver a árvore, muitas pessoas aproveitam a visita ao local para andar um pouco e tomar uma brisa no verão do Rio, caminhando um pouco às margens da lagoa. No local onde existe maior presença de assistentes existem pipoqueiros e vendedores de cachorro quente ou sanduiches com refrigerantes. Ao redor da Lagoa, também existem excelentes restaurantes, para quem deseja jantar no local.

Os locais de maior movimento parecem seguros e policiados. Mas é bom atentar para o fato de não ir para áreas isoladas ou escuras. A árvore é montada sobre balsa e fica no centro da lagoa, mas pode ser deslocada durante o tempo que fica em exibição. De acordo com um cronograma, ela é posicionada em diferentes pontos da lagoa.

No Guiness Book consta que é a maior árvore de Natal flutuante do mundo. A árvore já chegou à altura de 85 metros e pesa 530 toneladas. À cada natas novos acréscimos e novidades aparecem. No ano de 2009 a árvore foi aumentada em 3 metros chegando à uma altura monumental de 85 metros, marcando uma diferença de 37 metros a mais que a altura do primeiro ano em que foi montada, em 1996.

Em 2009 o espetáculo contou com concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Marcos Arakaki, e acompanhamento do Coral da Fundação Bradesco. Artistas renomados e conhecidos se apresentaram como Ivan Lins, Fafá de Belém, Marcos e Paulo Cesar Valle.

Uma queima de fogos ao final da apresentação brindou os presentes como um prelúdio para o que viria a seguir. O grande final ficou por conta do espetáculo de luzes e água da inauguração da árvore de Natal.

A árvore é instalada sobre uma grande balsa, e podendo ser deslocada pela Lagoa. De tempos em tempos, sua posição pode ser deslocada segundo um cronograma previamente estipulado. Suas principais posições em função dos deslocamentos previstos são nas proximidades do Parque do Cantagalo, perto da Curva do Calombo, e perto do parque dos Patins. Geralmente a arvóre fica na Lagoa até o final da primeira semana de janeiro, por volta do dia 6.

Árvore de Natal na Lagoa- Foto: Reprodução Panrotas
Árvore de Natal na Lagoa- Foto: Reprodução Panrotas
 Veja também
A maior de todas as festas populares, e tradicionalmente conhecida e apreciada no mundo todo é sem dúvida nenhuma o Carnaval Carioca, mas no Rio existem outras festas bastantes populares como...Saiba mais
Inúmeras esculturas de vacas trajando os mais variados tipos de vestimentas se espalham por todo o Rio de Janeiro. São vacas metaleiras, rockeiras, surfistas e windsurfistas exibem orgulhosas seus...Saiba mais
O Reveillon ou Festa de Ano novo no Rio é uma festa de Paz e confraternização, sendo que todo ano, a cada 31 de Dezembro, em torno de 2 milhões de pessoas vão para as areias e para o calçadão de...Saiba mais
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade