Últimos posts

Rafting

Rafting no Rio Paraibuna - Três Rios-RJ - Foto: Mauricio Oliveira
Rafting no Rio Paraibuna - Três Rios-RJ - Foto: Mauricio Oliveira

Rafting no Rio Paraibuna - Três Rios.

O Rio Paraibuna é um dos pontos mais tradicionais do país para a prática da canoagem e do rafting. O início da descida fica em Levy Gasparian, perto da cidade de Três Rios, a 200 km do Rio de Janeiro. Com aproximadamente 22 corredeiras, a descida do rio Paraibuna alia paisagens belíssimas e muitas histórias, já que a região era importante entreposto comercial no século XIX. Durante os 20 km de descida, que demoram em torno de 3 horas, você irá conhecer sítios históricos que fazem parte do antigo Caminho do Ouro Imperial. O rio Paraibuna também serve de fronteira natural entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Rio Paraibuna é um dos pontos mais tradicionais do país para a prática da canoagem e do rafting. O início da descida fica em Levy Gasparian, perto da cidade de Três Rios, a 200 km do Rio de Janeiro.

Com aproximadamente 22 corredeiras, a descida do rio Paraibuna alia paisagens belíssimas e muitas histórias, já que a região era importante entreposto comercial no século XIX. Durante os 20 km de descida, que demoram em torno de 3 horas, você irá conhecer sítios históricos que fazem parte do antigo Caminho do Ouro Imperial.

Em setembro de 2004, o Paraibuna sediou o 9º Campeonato Brasileiro de Rafting. O rio Paraibuna também serve de fronteira natural entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Rio Paraibuna ( Nivel III / III+ ) tem um percurso de 20 km, alternando remanso c/ corredeiras. Este rio é um dos mais tradicionais do Brasil, com grande volume de água.

Historia
Já faz muito tempo que o rafting faz sucesso entre os amantes dos esportes radicais. A primeira expedição de rafting em corredeiras foi registrada em 1869, no rio Colorado, Estados Unidos. No Brasil, a prática só começou no início dos anos 1980.

Os primeiros botes infláveis apareceram nos EUA em 1936. Em 1980, surgiu o bote “self bailer”, confeccionado com materiais mais leves e resistentes. Com toda essa evolução, hoje o rafting comercial conquistou definitivamente seu espaço no cenário mundial.

Rafting no Rio Paraibuna - Três Rios-RJ - Foto: Mauricio Oliveira
Rafting no Rio Paraibuna - Três Rios-RJ - Foto: Mauricio Oliveira
 Veja também
O Rio de Janeiro está entre os melhores lugares do mundo para a prática da asa delta. Decole da rampa da Pedra Bonita localizada no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, a uma altura de 510 m. Sobrevoe...Saiba mais
Há 3 anos atrás era difícil encontrar pranchas de Stand Up Paddle para aluguel nas praias. Somente alguns poucos pioneiros já ofereciam este serviço como o Sup Copa no posto 6 de Copacabana. Mas com...Saiba mais
O mergulho em Arraial do Cabo é sem dúvida uma experiência fantástica. São mais de 20 pontos de mergulho que ficam a menos de 15 minutos de barco da marina da cidade. A temperatura da água...Saiba mais
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade