Últimos posts

Arvorismo e Tirolesa

Tirolesa no Parque da Catacumba - Rio-RJ - Foto: Prefeitura do Rio
Tirolesa no Parque da Catacumba - Rio-RJ - Foto: Prefeitura do Rio

Principais pontos de vôo duplo de Tirolesa e Arvorismo no Rio de Janeiro

A Tirolesa é uma travessia entre dois pontos distantes, através de um cabo de aço, no qual o praticante é preso ao cabo pela cadeirinha de escalada. O Arvorismo é uma recente prática esportiva de aventura que consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores.

Nada melhor que conhecer a Mata Atlântica do Rio de Janeiro perto do topo das árvores! É por isso que a Rio Natural te convida a realizar a Tirolesa e o Arvorismo com total segurança em um circuito localizado no coração do Rio de Janeiro.

Historia
Originária da região do Tirol, na Áustria, a tirolesa nem sempre foi um esporte. Inicialmente ela era utilizada para travessia de animais e mantimentos sobre os rios e montanhas da região. Foi somente no século XIX, com a guerra na Europa, onde muitas minas eram encontradas, que ela se tornou um meio de transporte para pessoas, mostrando-se eficaz e seguro.

Daí para que os aficcionados por aventura a transformassem em um esporte radical foi um pulo. No Brasil, a tirolesa é um esporte relativamente novo e se presume que foi introduzida aqui pelos praticantes de canionismo. Vale dizer que além de ser aplicada em esportes, a tirolesa também apresenta papel fundamental nos salvamentos executados por bombeiros, policiais ou grupos de salvamento.

Já o arvorismo surgiu nos anos 80, nas florestas da América Central e na Amazônia, devido a uma necessidade de cientistas que precisavam coletar espécies nas copas das árvores e permanecer nas alturas para observar o comportamento das espécies. Construíram plataformas nas copas das árvores para possibilitar o pernoite, dando origem ao arvorismo contemplativo. Como prática esportiva, o arvorismo foi desenvolvido na Nova Zelândia e na França, a partir dos anos 90.


Fonte: rionatural.com.br


Tirolesa no Parque da Catacumba - Rio-RJ - Foto: Prefeitura do Rio
Tirolesa no Parque da Catacumba - Rio-RJ - Foto: Prefeitura do Rio
 Veja também
Há 3 anos atrás era difícil encontrar pranchas de Stand Up Paddle para aluguel nas praias. Somente alguns poucos pioneiros já ofereciam este serviço como o Sup Copa no posto 6 de Copacabana. Mas com...Saiba mais
O Rio de Janeiro tem uma costa privilegiada, cheia de montanhas, praias, mata atlântica e belas ilhas. Os passeios de canoagem são uma ótima opção para ver tudo isso de perto e de uma perspectiva bem rara...Saiba mais
O mergulho em Arraial do Cabo é sem dúvida uma experiência fantástica. São mais de 20 pontos de mergulho que ficam a menos de 15 minutos de barco da marina da cidade. A temperatura da água...Saiba mais
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade