Mergulho em Ilha Grande - Foto: Divulgação |
O clima e a paisagem instigam ao total ócio, no entanto, há muito que fazer na Ilha Grande com opções para todos os níveis de aventura. A estrutura para isso é bem organizada, fazendo do ecoturismo a grande vocação desse paraíso.
Para percorrer as trilhas, por exemplo, há sinalização e placas de orientação ao longo do caminho. Existem desde trajetos curtos e fáceis a opções para quem busca aventura de verdade, como a trilha que dá a volta na ilha e pode ser feita em até cinco dias. Sem falar nos redutos para a prática de mergulho profissional (a baía é famosa por naufrágios visitados por mergulhadores do mundo todo) e dos muitos recantos onde os iniciantes podem vislumbrar grandes e vermelhas estrelas do mar e peixes coloridos.
Com tanta área preservada, a Ilha Grande consiste em um refúgio natural para muitos animais e também de proteção de recursos genéticos de espécies típicas de formações atlânticas. É o caso do bugio, primata com sério risco de extinção e que ali está protegido.
Os passeios de escuna ou lancha levam turistas para conhecer praias e outros pontos turísticos. É a atração que mais movimenta o comércio na região, pois garante ao visitante conhecer lugares que só poderiam ser alcançados de barco ou por trilha e garante aos locais faturar algum dinheiro oferecendo refeições com gostinho bem caseiro.