Pontos Turísticos em São Pedro da Aldeia
Moinhos da Salinas - Foto: Cesar Valente
Moinhos da Salinas - Foto: Cesar Valente

Atualmente São Pedro da Aldeia tem como principal atividade econômica o turismo. Suas belíssimas praias, centro histórico, áreas de preservação de Mata Atlântica, museus, festividades entre outros variados atrativos fazem de São Pedro da Aldeia um dos principais destinos turísticos da Região da Costa do Sol.

Principais Pontos Turísticos de São Pedro da Aldeia:

Igreja Matriz de São Pedro
Erguida na época da União Ibérica na Aldeia de São Pedro, serviu como colégio jesuítico para a região. Os materiais adotados para a construção da igreja foram basicamente a pedra, a cal e também o tijolo. Hoje é tombada pelo Patrimônio histórico.

Casa da Flor
A casa, iniciada em 1912, a partir de 1923, após um sonho do artista, passou a ser acrescida aos poucos de objetos encontrados no lixo, cacos de metal, manilhas, faróis de automóveis... Aos poucos foram formadas flores, folhas, mosaicos, cachos de uvas, colunas e esculturas fantásticas, fixados dentro e fora da casa. Edificação tombada pelo patrimônio histórico.

Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia
Única de seu tipo no país, foi criada pelo Decreto n° 58.378, de 10 de maio de 1966, assinado pelo então presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. A BAeNSPA atua ainda como um órgão de execução e fiscalização do Serviço Militar, dispondo de um aeródromo militar que, por força da legislação brasileira em vigor, opera como aeródromo alternativo para o tráfego da região do Rio de Janeiro.

Museu da Aviação Naval
O Museu da Aviação Naval brasileira, foi criado em 23 de Agosto de 2000, está localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia na cidade de São Pedro da Aldeia, é o único do gênero em todo o Brasil. O Museu conta com um acervo diversificado com aeronaves originais e réplicas, diversos motores, inúmeras maquetes, fotos, documentos e manuais das OM do Complexo da Força Aeronaval.

Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia
O monumento que fez parte da extinta Rede Ferroviária Federal já havia sido vendido, e a prefeitura municipal readquiriu o imóvel para dar início a restauração. As obras começaram em 2010 por iniciativa do IPHAN, fazendo a população e turistas voltarem a se interessar pela velha construção, de estilo art déco e cor amarelo ocre, antes encoberta sob diversas camadas de tintas. Em 17 de Agosto de 2011 foi entregue a população a 1ª fase de restauros da estação com implementação do escritório regional do IPHAN, o Centro de Memória Ferroviária de São Pedro da Aldeia e a videoteca do projeto Cine Estação São Pedro.

Entre as principais atrações naturais da cidade estão:

Serra de Sapiatiba
Constitui uma das poucas áreas de preservação ambiental da Região dos Lagos, a partir do Decreto nº 15.136 de 20 de julho de 1990 sob tutela do Inea, passou a integrar o Parque Estadual da Costa do Sol.

Laguna Araruama
Banha todo o município e é a maior laguna hipersalina do mundo. É chamada pelos leigos erroneamente de lagoa, entretanto possui características de laguna pois além de ser salobra tem ligação com o mar através do Canal do Itajuru. Com ventos fortes é ótima para práticas de esportes como Kitesurf, Windsurf, Iatismo e etc.

 

Conheça mais sobre São Pedro da Aldeia
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade