Últimos posts

Rios

Rio Doce (Galiléia) Foto: Eurico Zimbres (Licença: CC-BY-SA-3.0)
Rio Doce (Galiléia) Foto: Eurico Zimbres (Licença: CC-BY-SA-3.0)

Principais Rios de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais ficou conhecido como a 'caixa d'água' brasileira, numa referência à relevância das suas bacias hidrográficas. É produtor de água em seus 58,6 milhões de hectares. As principais bacias que compõem a rede hidrográfica do Estado são as dos rios Doce, Grande, Jequitinhonha, Mucuri, Paraíba do Sul,  Paranaíba, Pardo e São Francisco. A seguir, uma breve descrição de cada uma:

Rio Doce:
Está localizada a sudeste de Minas Gerais compreendendo uma área 715 milhões de km2 no Estado.

Rio Grande:
Pertence à bacia brasileira do rio Paraná. Possui uma área total em Minas de 863 milhões de km2.

Rio Jequitinhonha:
Abrange grande parte do nordeste do Estado e uma pequena parte do sudeste da Bahia. Em Minas, totaliza uma área 650 milhões de km2.

Rios Mucuri:
O Mucuri é formado pela junção dos rios Mucuri do Sul, que nasce em Malacacheta, e o Mucuri do Norte, cuja nascente fica em Ladainha. A área total da abrangência da bacia no Estado é 149 milhões de km2.

Rio Paraíba do Sul:
Atinge 280 milhões de km2. O rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Mantiqueira e é o principal curso d'água desta bacia, cuja extensão total é de 708 milhões de km2.

Rio Paranaíba:
O rio Paranaíba é o principal formador do rio Paraná. Nasce na serra da Mata da Corda, município de Paranaíba. Tem aproximadamente 1.070km de curso até a junção ao rio Grande, onde ambos passam a formar o rio Paraná, no ponto que marca o encontro entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O rio Paranaíba é conhecido principalmente pela sua riqueza diamantífera e pelas grandes possibilidades hidrelétricas que apresenta.  Nesta bacia e na bacia do rio Grande se localizam algumas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil.

Rio Pardo:
O rio Pardo nasce em Rio Pardo de Minas.

Rio São Francisco:
É a terceira bacia hidrográfica do Brasil e abrange uma área de 2,3 bilhões de km2 no Estado. A cabeceira do 'Velho Chico', nome popular do rio, fica na Serra da Canastra, em Minas, e a foz, no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas.



Fonte: Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)

VER MAIS 5 FOTOS
 Veja também
O estado de Minas Gerais é conhecido como a caixa d’água do Brasil, abrigando as nascentes de rios de grande importância para o país. E por isso, talvez seja o estado brasileiro com a maior quantidade de...Saiba mais
As grutas mais importantes de Minas, são os chamarizes para as cidades mineiras que exploram o turismo na região cárstica de Lagoa Santa. As grutas do Maquiné (em Cordisburgo), Rei do Mato (em Sete Lagoas)...Saiba mais
As quedas de água estão escondidas no meio de formações rochosas de milhares de anos, que impressionam pelo belo contraste entre as pedras, a vegetação rasteira e a exuberância da água da represa...Saiba mais
Destinos Minas Gerais
Publicidade