Últimos posts
História de Indiaroba
Sombra e água fresca  - Foto: Hiago Assunção
Sombra e água fresca - Foto: Hiago Assunção

Índia Bela ou, simplesmente, Indiaroba. Boa parte da história deste município, que fica a 100 quilômetros de Aracaju, foi marcada pelas disputas entre Sergipe e Bahia. A região que forma as terras de Indiaroba, entre os rios Sagüim e Rio Real, foi alvo de uma ferrenha disputa judicial entre políticos sergipanos e baianos, que durou mais de 100 anos.

Os moradores de Santa Luzia do Rio Real (hoje, do Itanhi) defendiam que aquelas terras pertenciam a eles. Mas os políticos e a população de Abadia (hoje Jandaíra) na Bahia, afirmavam que Indiaroba pertencia a São Salvador. O curioso é que as disputas começaram depois que o ouvidor de Sergipe, em 1728, criou a Vila de Abadia. Mas ele cometeu um erro.

Dizia que as províncias de Sergipe e Bahia eram divididas pelo rio Sagüim e não o Real. Mas antes de os portugueses chegarem por lá, os navegadores franceses já tinham uma ‘relação comercial’ com os índios tupinambás, principalmente levando madeira. Com a conquista de Sergipe por Cristóvão de Barros, em 1590, foram dadas as primeiras sesmarias na região de Indiaroba, mas por conta da resistência dos índios, aquelas terras não foram ocupadas.

Conheça mais sobre Indiaroba
Destinos Sergipe
Publicidade