Batucada Buscapé - Foto: Ana Lucia Menezes |
Manifestação folclórica bastante difundida no município de Estância. Os instrumentos de percussão - tambor, reco-reco, ganzá e triângulo - e o compasso rítmico das batidas dos pés são as características mais marcantes. A Batucada é uma manifestação bastante difundida no município de Estância. Os instrumentos musicais (tambor, reco-reco, ganzá e triângulo) e o compasso rítmico das batidas dos pés são as características mais marcantes. A Batucada é composta de 100 a 150 figurantes, homens e mulheres que vestem indumentárias típicas do ciclo junino.
Na cabeça, homens e mulheres usam chapéus de palha pintados e nos pés tamancos de madeira. O ritmo dos tamancos batendo na calçada ajuda a manter a cadência, enquanto os casais dançam acompanhados de dois bonecos gigantes. Já o Pisa-Pólvora é um ritual e uma dança que tem por finalidade maior a produção da pólvora para as sensacionais batalhas de busca-pés e para os barcos de fogo, além de abrir os festejos juninos em Estância.
O ritual do Pisa-Pólvora é uma herança dos tempos de escravidão, Os negros costumavam realizar as tarefas dançando, pisando forte no chão e tirando versos de improviso. A dança é realizada, geralmente, em torno de um pilão, onde estão colocados o enxofre, o salitre e o carvão, substâncias utilizadas no preparo da pólvora. Homens e mulheres de todas as idades costumam participar da brincadeira, vestidos á moda caipira, cantando e dançando ao som de ganzás, tambores, triângulos, reco-reco e porca.