Pontos Turísticos em São Cristovão
Folclore na Praça São Francisco - Foto: Acervo Emsetur
Folclore na Praça São Francisco - Foto: Acervo Emsetur

Cristo Redentor
Foi erguido em 1924 sobre as bases da antiga Capela de São Gonçalo – considerada a primeira igreja da cidade, construída em 1599 pelos jesuítas da Companhia de Jesus. Fica no Alto de São Gonçalo, a 2 km do centro da cidade, pela Rodovia João Bebe Água.

Museu de Arte Sacra
Criado em 1974, com a função de preservar o património sacro de Sergipe, está entre os três museus mais importantes do Brasil, em género e número de peças de arte sacra. Possui um acervo de mais de 500 peças, dos séculos XVII ao XX. Guarda no seu interior uma capela do século XVIII. Está localizado na Praça São Francisco, s/n.

Museu Histórico de Sergipe
Instalado no antigo Palácio Provincial, é considerado um dos melhores museus do país e data do século XIX. Possui elementos de decoração neoclássica, com frontão curvo e símbolo do Império ao centro. É um museu eminentemente eclético, sendo que a maioria das peças está ligada à fase do Brasil Império, tendo grande valor para a historiografia sergipana. Fica na Praça São Francisco, s/n.

Museu dos Ex-Votos
O claustro do Convento da Ordem Terceira do Carmo foi transformado em santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. O Museu está situado na Praça do Carmo.

Igreja e Convento São Francisco
O antigo Convento de Santa Cruz é considerado um dos mais belos monumentos de Sergipe. Ornamentado em estilo barroco, a construção do conjunto iniciou-se em 1693, através de doações da população local aos padres franciscanos. Ao longo dos anos passou por várias restaurações – a última em 1996, através do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Na ala esquerda do convento funciona o Museu de Arte Sacra, inaugurado em 1974, por iniciativa da Arquidiocese de Sergipe. Fica na Praça São Francisco.

Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo
Trabalhada em estilo barroco, a sua construção ocorreu no início do século XVII. O antigo claustro é, hoje, o santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. Constitui mais um dos monumentos históricos da cidade classificados pelo IPHAN. Está situado na Praça do Carmo.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória
A igreja foi edificada no início do século XVII, pelos padres jesuítas. Em 1608 o Bispo da Bahia, Dom Constantino Barradas, criou a matriz de Nossa Senhora da Vitória. É o mais antigo monumento classificado pelo IPHAN no Estado de Sergipe. Fica na Praça da Matriz.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Construída pelos jesuítas no século XVIII, a igreja era o centro dos festejos de tradição africana, como a Taieira e a Chegança. Actualmente ainda se realizam a Procissão dos Fogaréus e a Chegança, com participação exclusiva dos homens. Monumento histórico classificado pelo IPHAN, a igreja está localizada na Rua do Rosário.

Igreja Nossa Senhora do Amparo
Erguida no final do século XVIII, era mantida pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo. Em 1996, foi totalmente restaurada, não só nos seus elementos artísticos integrados mas também em todo o conjunto arquitectónico. Este monumento histórico está localizado na antiga Rua das Flores e também foi classificado pelo IPHAN.

Santa Casa da Misericórdia
Conjunto ornamentado em estilo barroco, cuja construção data da primeira metade do século XVII. No interior da igreja destaca-se o painel ao fundo do altar-mor, denominado 'A Visitação', cuja autoria é atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. Actualmente funciona no local o Orfanato Imaculada Conceição. Classificado pelo IPHAN, o monumento fica na Praça São Francisco.

Sobrado de Balcão Corrido
Trabalhado em estilo colonial, com forte influência mourisca, é considerado um dos monumentos civis mais significativos da cidade de São Cristóvão. Embora exista predominância da taipa na sua construção, verifica-se a utilização de alvenaria de pedras e tijolo no frontispício e em alguns pilares. Está localizado na Praça São Francisco; e também foi classificado pelo IPHAN.

Sobrado da antiga Cadeia
Em estilo colonial, a sua construção teve início na primeira metade do século XIX. Actualmente funciona como Fórum de Justiça. E está situado na Praça São Francisco.

Conheça mais sobre São Cristovão
Destinos Sergipe
Publicidade