Pontos Turísticos em Pacatuba
Pantanal de Pacatuba - Foto: Acervo Emsetur
Pantanal de Pacatuba - Foto: Acervo Emsetur

Assim como no Pantanal mato-grossense, Pacatuba é uma planície inundada e há uma grande biodiversidade. São mais de 100 espécies catalogadas, com muitos peixes, mamíferos, aves e plantas ornamentais. Segundo especialistas, o pantanal nordestino foi formado há mais de 12 mil anos. A região tem cerca de 40 km de extensão e pode ser admirada no percurso que liga Pacatuba à outra praia do litoral norte, Pirambu.

É possível chegar ao local pela BR-101 pela estrada para Japaratuba, mas para contemplar as belezas da região é preciso ir ou voltar para Pirambu pela estrada de terra. O local mais bonito é o Mirante do Robalo, onde é possível visualizar o conjunto de belezas que estão na região.

Pacatuba é um município brasileiro do estado de Sergipe. A bela história da fundação do município de Pacatuba, a 116 quilômetros de Aracaju, mereceria um estudo à parte. Como dizem os historiadores a respeito das terras que compõem esse município, ele está assentado em um vasto planalto.

Principais pontos turísticos:

Congombéia
O Congombéia está situado às margens do rio Betume ou Poxim, onde aos domingos os moradores de Pacatuba e os turistas passam obrigatoriamente ali para se banhar nas águas do último rio que desagua no São Francisco antes que chegue ao mar. Lá pode tomar várias bebidas e comer os pratos feitos.

Dunas de Pacatuba
As dunas de Pacatuba são formadas por toda a extensão entre Ponta dos Mangues e Santa Izabel. São dunas paradisiacas, muito bonitas propcia para a prática de esportes radicais.

Mirante e Dunas de Santa Izabel
O Mirante de Santa Izabel é espetacular, coisa de outro mundo, de lá do alto pode avistar a praia, as dunas e os lagos formados entre as dunas. Lá as dunas são muito altas e tem sua vegetação intacta. 

Prainha
Prainha é mais uma praia no Povoado Ponta dos Mangues. Esta praia é uma perna de manguezal que dar acesso ao rio São Francisco, passando pela Ilha do Funil chegando ao Cabeço.

Praias Ponta dos Mangues e Boca da Barra
A praia de Ponta dos Mangues fica a 23 km da Cidade de Pacatuba, no Povoado Ponta dos Mangues. Apesar de ser uma praia deserta e calma, durante ressacas as ondas podem chegar a mais de 2 metros de altura, são procuradas pelos surfistas e turistas que buscam contato com a natureza.

Pantanal Nordestino
O Pantanal de Pacatuba, fica a menos de duas horas de Aracaju. Guarda um dos visuais mais interessantes de todo o Litoral Brasileiro, É o maior aqüífero do Nordeste, onde a água potável é abundante. São 40 quilômetros quadrados interligados por lagoas e cobertos por plantas típicas.

Conheça mais sobre Pacatuba
Destinos Sergipe
Publicidade