Últimos posts

Rios

Parque Encontro dos Rios -  Foto: Juscelino Reis
Parque Encontro dos Rios - Foto: Juscelino Reis

Principais Rios do Piauí

Enquanto quase todos os estados do Nordeste oriental contam com apenas um rio perene, o rio São Francisco, com aproximadamente 1 800 quilômetros dentro de seus territórios, o Piauí conta com o rio Parnaíba e com alguns de seus afluentes, entre eles o Uruçuí Preto e o Gurgueia, que, somando-se seus cursos permanentes, ultrapassam 2 600 km de extensão. O estado conta ainda com lagoas de notável expressão, tais como a de Parnaguá, Buriti e Cajueiro, que vêm sendo aproveitadas em projetos de irrigação e abastecimento de água na região.

A perenidade dos rios piauienses, entretanto, encontra-se ameaçada. Os rios sofrem intenso processo de assoreamento, sempre crescente, em decorrência do desmatamento acentuado que ocorre no estado, principalmente nas nascentes e nas margens dos rios

Rio Poti
Nasce na Serra da Joaninha, no Ceará, próximo ao município de Crateús, a 600 metros de altitude, e despeja suas águas no rio Parnaíba, no bairro Poti Velho, em Teresina, depois de percorrer 450 quilômetros.

Rio Gurguéia
Nasce na chapada das Mangabeiras com o nome de Galhão, a 700 metros de altitude, com 740 quilômetros de extensão, sendo o maior afluente do rio Parnaíba pela margem direita.

Rio Canindé
Com as nascentes formadas pelos riachos Ingá e Chapéu, na Serra dos Dois Irmãos, em Paulistana, a 600 metros de altitude, o rio Canindé tem um curso de 350 quilômetros, passando por Oeiras e despejando suas águas no rio Parnaíba, na altura do município de Amarante.

Rio Itaim
Com uma extensão de 200 quilômetros, o rio Itaim nasce em Paulistana, junto à fronteira com a Bahia, a 700 metros de altitude. Desemboca suas águas no rio Canindé, a 30 quilômetros de Oeiras.

Rio Longá
Próximo à cidade de Alto Longá nasce o rio Longá, a 150 metros de altitude, na lagoa do Mato. Com um curso de aproximadamente 300 quilômetros, passa por Campo Maior, Barras e Esperantina, onde forma a cachoeira do Urubu, atravessa a lagoa Grande do Buriti e despeja suas águas no rio Parnaíba, próximo a Buriti dos Lopes. O seu nome é originário da tribo dos Longás, índios que habitavam a região.

Rio Marathaoan
Nasce entre os municípios de Altos e José de Freitas, num local chamado Quintas, a 140 metros de altitude. Afluente do Longá, com um curso de 100 quilômetros, despeja suas águas em Barras, formando a ilha dos Amores.

Rio Portinho
Nasce na Serra Grande, município de Parnaíba, a 20 metros de altitude, e desemboca na barra do rio Igaraçu, em Luís Correia, a 3 quilômetros do mar.

Rio São Miguel
Nasce acima da cidade de Bom Princípio, no norte do estado, com uma extensão de 30 quilômetros, desaguando diretamente no mar, na altura da Barra Grande.

Rio Camurupim
Com 30 quilômetros de extensão, nasce na serra dos Macacos, no município de Cocal, e deságua na Barra Grande, no lugar chamado Fundão.

Rio Parnaíba
Nasce como um riacho na chapada das Mangabeiras com o nome de Água Quente, no extremo sul do Piauí, a uma altitude de 709 metros. Banha 22 municípios piauienses e serve de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, desaguando no Atlântico em forma de delta, depois de percorrer 1485 quilômetros.

 

Parque Encontro dos Rios -  Foto: Juscelino Reis
Parque Encontro dos Rios - Foto: Juscelino Reis
 Veja também
Novo Santo Antônio, é o paraíso das cachoeiras no Piauí e localiza-se à 112 Km de Teresina. A cidade repleta de belezas naturais. Quem gosta de aventura em meio à natureza deve aproveitar o período...Saiba mais
Os principais municípios do litoral do estado são Parnaíbae Luís Correia. O litoral do Piauí tem 66 km de extensão,sendo o estado brasileiro com o menos litoral, e é marcado por externas e ensolaradas praias...Saiba mais
Delta do Parnaíba deita sua beleza em um conjunto composto por uma infinidade de ilhas às margens do litoral do estado do Piauí, no Nordeste brasileiro. Cada uma dessas ilhas é constantemente...Saiba mais
Destinos Piauí
Publicidade