Grutas e Cavernas

Boqueirão (Serra da Capivara) Foto: Pablo de Sousa
Boqueirão (Serra da Capivara) Foto: Pablo de Sousa

Principais Grutas e Cavernas do Piauí

Parque Serra da Capivara
A pequena cidade de São Raimundo Nonato, de 30 mil habitantes, é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil. Localizado no agreste piauiense, a 510 km da capital, o município abriga também o instigante Museu do Homem Americano.Protegido pela Unesco e administrado pela Fundação do Homem Americano (Fundham), o Parque Nacional da Serra da Capivara reúne a maior concentração de sítios arqueológicos do país – mais de 40 mil pinturas rupestres com idades que variam entre 6 mil e 9,2 mil anos e os mais antigos  vestígios de presença humana das Américas – 50 mil anos.

Dotado de boa estrutura para turismo e pesquisa, o parque impressiona por suas características geológicas únicas e pela riqueza de sua flora e fauna. Ocupa 130mil hectares dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, no Sul do estado. Sua paisagem é formada por planaltos, chapadas, morros, serras e planícies surgidas há 220 milhões de anos e pacientemente esculpidas pelo vento e pela chuva ao longo dos séculos. O resultado são cânions profundos, formações rochosas surpreendentes, grutas e cavernas que atiçam a imaginação.

As inscrições rupestres são abundantes nos 129 sítios arqueológicos abertos à visitação – a maioria acessível apenas por trilhas – e todas têm relevância científica, sendo visitadas por turistas e estudiosos de todo o mundo. A melhor época para visitá-lo é no fim do período de chuvas – entre fevereiro e maio –, quando a vegetação adquire surpreendente exuberância, em contraste com a Caatinga ressequida dos outros meses.

O Museu do Homem Americano, localizado nos arredores de São Raimundo Nonato, surpreende pela modernidade. Possui sala de audiovisual e imensos painéis interativos, com gráficos, pinturas e fotografias, representando a evolução do relevo, do clima e da presença humana nas Américas. Reúne ainda materiais arqueológicos coletados na região, como ferramentas, utensílios, urnas funerárias e esqueletos de seus primeiros habitantes.

Parque Serra das Confusões
Criado em 1998, o parque ainda não está aberto a visitação, mas existem projetos de educação ambiental e recreação, além de incentivo à pesquisas científicas em toda a sua área. O Parque Nacional da Serra das Confusões abriga um único ecossistema: a caatinga. Sua principal preocupação é preservar toda a riqueza desta paisagem, sua fauna e sua flora para as futuras gerações.

A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrado inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.

Este cenário exótico é composto de árvores, arbustos de galhos retorcidos, flores, cactos que são espalhados pela paisagem de terra seca, o xique xique e o mandacaru, símbolos da caatinga e fáceis de serem encontrados por aqui. Pela região vivem inúmeras espécies de aves e animais, muitos deles ameaçados de extinção, como o tamanduá bandeira, as onças parda e pintada e o tatu canastra.

Os quatro diferentes tipos de vegetação encontrados dentro dos limites do Parque são: campinarana gramíneo-lenhosa, campinarana florestado, floresta ombrófila aberta sub-Montana, floresta ombrófila densa sub-montana. Além dessas, existem zonas de mosaicos complexos entre campinaranas e floresta ombrófila. A Serra das Confusões também exibe em seus paredões rochosos, grutas e cavernas, assim como inscrições rupestres variadas, de riqueza arqueológica incalculável.

 

Boqueirão (Serra da Capivara) Foto: Pablo de Sousa
Boqueirão (Serra da Capivara) Foto: Pablo de Sousa
 Veja também
Novo Santo Antônio, é o paraíso das cachoeiras no Piauí e localiza-se à 112 Km de Teresina. A cidade repleta de belezas naturais. Quem gosta de aventura em meio à natureza deve aproveitar o período...Saiba mais
Delta do Parnaíba deita sua beleza em um conjunto composto por uma infinidade de ilhas às margens do litoral do estado do Piauí, no Nordeste brasileiro. Cada uma dessas ilhas é constantemente...Saiba mais
Enquanto quase todos os estados do Nordeste oriental contam com apenas um rio perene, o rio São Francisco, com aproximadamente 1 800 quilômetros dentro de seus territórios, o Piauí conta com o...Saiba mais
Destinos Piauí
Publicidade