Cachoeiras

Cachoeira do Tingidor (Juazeiro do Piauí)  Foto: Juscel Reis
Cachoeira do Tingidor (Juazeiro do Piauí) Foto: Juscel Reis

Principais Cachoeiras do Piauí

Novo Santo Antônio, é o paraíso das cachoeiras no Piauí e localiza-se à 112 Km de Teresina. A cidade repleta de belezas naturais. Quem gosta de aventura em meio à natureza deve aproveitar o período das chuvas no Piauí pois é onde se revelam suas inúmeras belezas naturais, como as cachoeiras, que se mostram cheias nesse período.

Cachoeira das Corujas em época de cheia
Quando o céu está visitado de nuvens e a chuva abençoa a terra, as águas seguem seu caminho natural, revelando córregos entre lajedos, riachos, enseadas, açudes e toda uma sorte. Felicidade se evidencia nos inúmeros silvos, no verde lisonjeado e no grito dos meninos, felicidade sem signo, significado, porém bastante significante, causando tagalerice no olhar.

O município de Novo Santo Antônio no Piauí, a 112 Km de Teresina, é um desses lugares que foi abençoado pela natureza. Seguindo pela BR-343 em direção a Altos, passando pela PI -221, depois de Alto Longá, chegamos a essa cidade que é o paraíso das cachoeiras no Piauí.

Segundo alguns relatos não oficiais, a cidade apresenta 13 cachoeiras, porém somente cinco delas tem acesso facilitado. Na região se encontram dois dos principais afluentes do Rio Poti, o Canudos e o Caiçara, aliando isso à suas formações geológicas bem peculiares, contribuiu para a formação desse conjunto de quedas d`àgua majestoso.

Cachoeira do Rosário e Passagem da Pigoita
A cachoeira do Rosário é a mais visitada de todas, é lá que se encontra a passagem da Pigoita, uma ponte de metal que atravessa toda a cachoeira. Tem esse nome por que vista de cima forma um grande rosário. O local é bem receptivo, pois contém diversos lajedos e espaços onde o visitante pode ficar e olhar os moradores do lugar se aventurando em pulos dentro da cachoeira.

Cachoeira da Roça Velha
A cachoeira da Roça Velha tem um difícil acesso pois a estrada não fora revitalizada, não existem indicações no lugar e demora-se um pouco até chegar nela, porém pra quem realmente se satisfaz com uma beleza natural essa é uma boa pedida. A cachoeira fica em um pequeno cânion e sua piscina revela as várias plaquetas que formam a rocha de uma forma bem regular e geométrica, parecendo que foi cortada maquinalmente.

Cachoeira das Corujas
A cachoeira das Corujas é a com certeza a maior e mais majestosa dentre as de Novo Santo Antônio, fica a 13 Km da PI-221, antes da entrada do município. Bem no começo, fica a casa do seu Cristovão Colombo, um figuraça que nos acolheu muito bem, tocando seu violão e tomando sua cachaça no sossego dos “pulo de bode”. A entrada das Corujas é muito bela, cheia de campos verdejantes, alguns sem o traçado do caminho e paisagens inundadas. Quando lá chegamos o volume de água era muito grande e um pouco inacessível para o banho, mas ficou registrado a sua grandeza em meio à tarde.



Fonte: Mochileiros do Piauí (Blog www.portalodia.com.br)
Por: Samuel Brandão

Cachoeira da Pedra Maior  (Campo Maior) Foto: Juscel Reis
Cachoeira da Pedra Maior (Campo Maior) Foto: Juscel Reis
Cachoeira da Pedra Maior (Campo Maior) Foto: Juscel Reis
Cachoeira da Pedra Maior (Campo Maior) Foto: Juscel Reis
Cachoeira do Tingidor (Juazeiro do Piauí)  Foto: Juscel Reis
Cachoeira do Tingidor (Juazeiro do Piauí) Foto: Juscel Reis
VER MAIS 4 FOTOS
 Veja também
Os principais municípios do litoral do estado são Parnaíbae Luís Correia. O litoral do Piauí tem 66 km de extensão,sendo o estado brasileiro com o menos litoral, e é marcado por externas e ensolaradas praias...Saiba mais
Delta do Parnaíba deita sua beleza em um conjunto composto por uma infinidade de ilhas às margens do litoral do estado do Piauí, no Nordeste brasileiro. Cada uma dessas ilhas é constantemente...Saiba mais
A pequena cidade de São Raimundo Nonato, de 30 mil habitantes, é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil. Localizado no agreste...Saiba mais
Destinos Piauí
Publicidade