Igreja São Benedito,vista dos jardins do Palacio de Karnak - Foto: Fernando Santos Cunha Filho (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Com inúmeros conjuntos de prédios bem coloridos, a arquitetura de Teresina se assemelha à de outros estados nordestinos, além das influências da beleza da arquitetura moderna, como o paisagismo do 'Palácio Karnak' assinado por Burle Marx, o 'Fórum da cidade' e o 'Palácio da Justiça' de 1972, bem como, o 'Palácio Petrônio Portela' onde fica a Assembleia Legislativa. Todos emfim, projetados por Acácio Gil Borsoi. Contudo, os imóveis históricos não foram se quer preservados, ao cederam para construções contemporâneas. Mesmo assim, ainda é possível encontrar um pouco do que restou, à exemplo da 'Avenida Frei Serafim' à época, muito bem valorizada.
Com temáticas variadas e ecléticas, passeando entre utensílios decorativos além de esculturas sacras e profanas, Teresina é reverenciada por seu rico artesanato em cerâmica, com a produção de belíssimas peças. Na cidade, existe um tradicional pólo de produção dessa espécie de arte, localizado na confluência dos rios Parnaíba e Poti, no bairro Poti Velho. Exportado para outros Estados e principalmente para o exterior, o artesanato piauiense atingiu altíssimos níveis de qualidade, em razão do investimento em treinamento e organização.
Já na gastronomia, tendo como maior destaque a 'galinha à cabidela', conhecida como 'galinha caipira', Teresina tem na sua culinária, um grande atrativo. Destaca-se também, a 'Paçoca' que é feita com carne seca pilada com farinha, bem como, a 'Maria Isabel', um arroz misturado com carne seca, mas, a principal estrela são os derivados do caju, como o doce e a famosa cajuína, uma bebida sem álcool, clarificada e esterilizada, produzida a partir do suco de caju. A Gastronomia de Teresina é tão forte que, por conta disso, acontece na cidade o 'Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros', especializado em pratos de caprinos e ovinos, onde todos os restaurantes participam.