Maceió - Templos Religiosos - Igrejas Católicas
Maceió - Catedral Metropolitana de Maceió  - Foto- Sacrifício Vivo e Santo
Maceió - Catedral Metropolitana de Maceió - Foto- Sacrifício Vivo e Santo

Principais Igrejas Católicas de Maceió

Em Maceió podemos encontrar uma grande varidedade de cultos: budismo, espiritismo, candomblé, além de muitas denominações cristãs divididas entre protestantes, evangélicos, católicos e também testemunhas de Jeová, mórmons, e adventistas. Apesar da diversidade de credos, ainda há um predomínio do catolicismo.

 Catedral Metropolitana de Maceió
Também chamada pelo nome da padroeira de Maceió: Nossa Senhora dos Prazeres, a pedra fundamental foi lançada em 1821. O altar-mor foi fabricado em cedro, possui dois altares laterais, de São Sebastião e de São Miguel, além da bela obra do Santíssimo Sacramento.

Igreja de Nossa Sra. dos Rosários Pretos
Construída em 1836, com formas geométricas puras e paredes externas revestidas com dois tipos de azulejos. Em 1864 foi dado o ponta-pé inicial para transformar a pequena capela, num suntuoso templo.

Igreja de São Gonçalo do Amarante
Resultado de uma adaptação feita de um paiol de pólvora. Para deixar o lugar mais parecido com um templo religioso acrescentou-se alguns elementos da arquitetura religiosa, a igreja fica localizada no Planalto da Jacutinga.

Igreja de Nossa Sra. do Livramento
Essa igreja começou com o telhado coberto por palhas, depois foi sendo gradativamente melhorada. No final do século XVIII, foi transformada num pequeno templo, já em 1870, o Capuchinho Frei Cataniceta incentivou a população a colaborar na construção da igreja atual, que só foi inaugurada em 1883.

Igreja do Nosso Sr. Bom Jesus dos Martírios
Sua construção demorou algumas décadas, por isso não se pode dizer que a igreja tem na sua arquitetura o estilo barroco ou o neoclássico, ela é considerada um templo de linhas ecléticas.

Igreja de Nossa Sra. Mãe do Povo
A primeira igreja do bairro do Jaraguá, era pequena feita em taipa e coberta por telhas. Sua construção data de 1888 e no início dos anos 30 a igreja foi inaugurada.

Paroquia Nossa Senhora de Lurdes
Uma igreja situada no bairro Gruta de Lourdes próximo ao condomínio Jardim do Horto. Ela compreende outras comunidades tais como: São José (Canaã); Nossa Senhora de Fátima (Rotary); São Domingo Sávio (Ouro Preto) etc.

Paróquia de São Paulo Apóstolo
Situada no bairro Salvador Lyra, foi criada paróquia em 25 de março de 1983 pelo então arcebispo Dom Miguel Fenelon Camara. Em 25 de março de 2008, o altar e o templo foram dedicados a Deus em honra do Apóstolo Paulo na festa dos 25 anos de criação da Paróquia, pelo Arcebispo emérito de Maceió Dom José Carlos Melo, CM. Hoje, a Paróquia conta com quatro comunidades, além da igreja matriz, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida - Dubeaux Leão, a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe - Cleto Marques, a Igreja de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro - Tabuleiro Novo e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Pouso da Garça (em construção).

Paróquia Nossa Senhora das Dores
Situada no bairro de Santa Lúcia, foi criada em 25 de janeiro de 2010 pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes. No mesmo dia, a Igreja Matriz foi dedicada a Deus pelo mesmo arcebispo.

werwre
Conheça mais sobre Maceió
Conheça Maceió
Publicidade