Maceió - Cultura - Museus
Palácio Marechal Floriano Peixoto - Foto: Secom de Maceió
Palácio Marechal Floriano Peixoto - Foto: Secom de Maceió

Principais Museus de Maceió
   

Coleção Arte Popular Tania de Maya Pedrosa, Iphan
Localizada no Jaraguá, na sede do Iphan, a coleção de Tania de Maya Pedrosa traz 300 obras expostas, que antes a artista mantinha em sua em casa. 'São belíssimas obras da arte popular nordestina, sem falar na interação dos espaços, com realidade aumentada e seis terminais com um conteúdo em vídeo, fotos, mapas e hipertexto”, diz a presidente da Funchalita, Solange Chalita.  Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió Horário: Terça a domingo, das 11h às 17h . 

Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro
Localizado dentro do Convento de Santa Maria Madalena da Ordem de São Francisco, em Marechal Deodoro, o Museu de Arte Sacra de Alagoas foi recentemente restaurado. “Temos em Marechal um dos museus de Arte Sacra mais bonitos do Brasil. Totalmente restaurado, ele traz peças raras, como esculturas de Santa Maria Madalena, do século XVIII, e de  São Francisco, do século XVII”, diz o secretário municipal de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima. Endereço: Praça Comendador Firmo Lopes, s/n Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h   

Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA)
Localizado no Centro de Maceió, o Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA, é a antiga sede do governo de Alagoas. Há nove anos ganhou status de museu. “Além de guardar a história de várias fases de Alagoas, o Mupa tem ainda memoriais importantes para a cultura, como o do poeta Ledo Ivo, falecido em 2012. Duas salas multimídia contam a carreira do escritor”.  Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), 517 - Centro Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h . 

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas
O Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas localiza-se no centro de Maceió, com um dos maiores acervos iconográfico e documentais sobre Alagoas. “No instituto histórico é possível encontrar peças de lampião, dos marechais, como Floriano e Deodoro. Peças indígenas, quadros, e uma infinidade de documentos que ajudam a contar a história de Alagoas”, diz o secretário municipal de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima.   Endereço: Rua do Sol, 382, Centro – Maceió/AL Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h  .

Museu Paço Imperial de Penedo
Localizado o Museu Paço Imperial de Penedo, hospedou Dom Pedro II, em 1859. “O Paço Imperial guarda peças de época que marcam a passagem de Dom Pedro II pela cidade. Além disso, em seu primeiro andar, abriga um importante registro sobre a história e o crescimento de Penedo, no Memorial Raimundo Marinho”, diz Carmen Lúcia. Endereço: Praça 12 de Abril, Centro, Penedo/AL Horário: Terça a sábado, das 11h às 17h e domingo, das 8h às 12h.

werwre
Conheça mais sobre Maceió
Conheça Maceió
Publicidade