Umbuzada sertaneja

Culinária Alagoana: Umbuzada - Foto: O Nordeste.com
Culinária Alagoana: Umbuzada - Foto: O Nordeste.com

Esse delicioso doce da fruta umbu, também conhecida como imbu (que dá origem a “imbuzada”, outro nome do prato), é um prato típico da região sertaneja do estado de Alagoas. A fruta é escaldada em água fervente e misturada com leite e açúcar. É um típico prato do café da manhã, que dá bastante força para aguentar o dia.

Ingredientes

    270 g de umbus verdes (23 unidades pequenas)
    1 xícara de água
    1,5 xícara de leite
    1/2 xícara de açúcar

Preparo

Lave bem os umbus, tire restos de cabinhos e leve ao fogo com a água. Cozinhe por cerca de 5 minutos ou até a água quase secar e os umbus ficarem molinhos. Junte o leite e o açúcar e mexa bem. Cozinhe por cerca de 3 minutos ou até os umbus se desmancharem.

Umbuzada
Passe por uma peneira para separar os caroços e sirva quente ou gelado.

Rende: 2,5 xícaras

Nota: Se quiser, pode cozinhar a fruta com o leite e o açúcar – neste caso junte um pouco mais de leite. Os gránulos da coalhada ficarão mais firmes. Fizemos as duas versões e eu preferi esta idéia de cozinhar as frutas primeiro em água. Fica uma coalhada mais macia.

Fonte: www.coopercuc.com.br

Culinária Alagoana: Umbuzada - Foto: O Nordeste.com
Culinária Alagoana: Umbuzada - Foto: O Nordeste.com
 Veja também
Nessa receita, além do pitu, também é usado leite de coco, o que reforça a importância desse ingrediente para a culinária alagoanaSaiba mais
Nesta receita, o sururu é servido ainda na casca, porém há outros pratos com esse molusco, como o sururu ensopado e a fritada de sururuSaiba mais
A receita leva muitos legumes e normalmente é acompanhada de uma farofaSaiba mais
Destinos Alagoas
Publicidade