Últimos posts
O que fazer em Machu Picchu
O recinto curvo do Templo do Sol - Foto: Fabricio Guzman (Dominio publico)
O recinto curvo do Templo do Sol - Foto: Fabricio Guzman (Dominio publico)

Em Machu Picchu, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Típicos terraços incas
A 'Huayna Picchu' mais conhecida como a 'Motanha Jovém' é considerada um dos principais pontos turísticos de Machu e um dos melhores momentos, é o da descida do pico à 300 metros da cidadela, onde  o turista tem encantadora vista panorâmica de Machu Picchu, dos típicos terraços incas e do Vale do Rio Urubamba. O local tambem abriga um museu, o qual conserva todas as peças extraídas durante as escavações. Atualmente só tem acesso de subida ao topo de Wayna Picchu, com reservas bem antecipadas, além de numeros limitados de pessoas por vez.

Registro da passagem do tempo
Localizado no ponto mais alto de Machu Picchu e encabeçando o setor sagrado, visite o 'Intihuatana' que é o relógio solar ou “lugar onde se amarra o sol”, na língua quéchua. Caprichosamente esculpida, a peça se enquadra nos pontos cardeais e foi utilizada para o registro da passagem do tempo, bem como, também servia de auxílio aos ciclos de agricultura.

Agrega uma gruta decorada
Não deixe de visitar o 'Mausoléo Real' que fica logo abaixo do 'Templo do Sol' e agrega uma gruta decorada que existem possibilidades de já ter sido cenário de tumbas incas. Dizem os mais antigos e entendidos no assunto, que a múmia de 'Pachacútec', o qual fora o maior soberano inca, teria residido ali até a sua remoção para destino ainda ignorado.

Famosas janelas trapezoidais
Instalado sobre uma grande rocha maciça e fazem parte as famosas janelas trapezoidais, cuja abertura atrai a luz do sol, ao tempo em que, é direcionada até a pedra central do templo no solstício de inverno. É impossível não se render a uma interessante visita ao 'Templo do Sol'. Sua arquitetura se utiliza da estrutura natural da rocha sobre a qual foi erigido. Logo um pouco mais prá baixo, existe uma gruta que, segundo os estudiosos, servia de mausoléu para alguns líderes do povo inca.

Um dos Apus sagrados
Localizado no setor sagrado da cidade, bem ao lado do Templo Principal, em frente à montanha Putucusi, um dos Apus sagrados no entorno do Vale do Rio Urubamba, vale muito, também conheçer o 'Templo de Las Tres Ventanas' é de onde se tem uma das vistas mais privilegiadas de Machu Picchu e, é conhecido pelas três janelas (ventanas) que adornam um terreno retangular. As janelas  representam os três níveis em que os incas dividiam o planeta em sendo: o céu que seria vida espiritual), a terra, vida mundana e o subterrâneo, a vida interior.

Mais de 200 espécies borboletas
Passeio à 'Porta do Sol' . Tá aí um passeio maravilhoso que não deve deixar de ser feito, que é subir a montanha de ônibus, observando a rica fauna e flora da região, especialmente às orquídeas com 372 tipos cadastrados e mais de 200 espécies borboletas. No retorno, além de uma vista panorâmica inesquecível, você poderá ainda entrar na cidade através de sua porta principal, única entrada que dava acesso a Machu Picchu no período inca.

Conheça mais sobre Machu Picchu
Destinos América do Sul
Publicidade