Historia de Puerto Vallarta
Catedral de Puerto Vallarta - Foto: Stan Shebs
Catedral de Puerto Vallarta - Foto: Stan Shebs

Os restos arqueológicos mais antigos encontrados em Puerto Vallarta, até agora, vem do site chamado La Pedrera, em Costa Rica Street, Colonia Lazaro Cardenas. É provável que os primeiros assentamentos foram criados cerca de 300 aC. C. na pré-clássico Médio. Mil anos mais tarde as pessoas Aztatlán no início do período pós clássico finalmente chegou e foi habitada por grupos de cultura Banderas no período tardio pós Classic. Esta cultura foi encontrado pelos espanhóis quando chegaram ao vale. Tenente Lazaro Blanco diz em sua relação de Compostela, escrito em 1584, que os nativos chamavam aquele vale 'Xihutla', que significa 'lugar onde a grama cresce.'

Capitão Cortês Francisco de San Buenaventura foi o vencedor desta região. Cronistas contam que quando chegou à aldeia de Tintoque, estavam esperando na entrada de mais de vinte mil índios armados e carregando uma pena de bandeira na mão e outro na aljava. Os espanhóis trouxeram quatro bandeiras reais e damasco vermelho com uma imagem de La Purisima na frente e uma cruz atrás. Vendo tantos inimigos, o frade que veio com eles ajoelhou-se para pedir ajuda divina e quando a bandeira de Damasco estava cheio de brilhos infundindo coragem em soldados e terror nos índios, que se renderam deixando os pés do pai dele bandeiras e armas. Isto ocorreu em Março de 1525, e, portanto, os espanhóis deram o vale o nome de Banderas e assim é chamado hoje. Puerto Vallarta, permaneceu isolado do resto do mundo, entre as montanhas, o mar eo rio Ameca, por muitos anos.

A actividade económica foi nas cidades de Cuale, San Sebastian e Mascota, onde minas de prata, assim que a área que hoje corresponde a Puerto Vallarta foi usado para carga e descarga de materiais para empresas de mineração povos as montanhas. Nessa altura, o lugar era conhecido como Las Peñas de Santa Maria de Guadalupe nomeado por Don Guadalupe Sanchez Torres, comerciante de sal, que visitou regularmente Las Peñas, uma vez que as minas requer grandes quantidades de sal para refinamento da prata. Com a chegada da família de Don Guadalupe Sanchez Torres em 12 de Dezembro, 1851 e outras famílias, como Cenobio Joya, Apolonio de Robles, Cleopas Peña e Martín Andrade, entre outros; a porta começou a se estabelecer e crescer sua economia.

Algumas famílias foram dedicados à agricultura, outros animais e outro comércio. Para 1880 já tinha 1500 habitantes e, em 1885, o porto foi oficialmente aberta ao tráfego marítimo nacional. No mesmo ano foi criada Alfândega Marítima e declarou a vila um lugar político e judicial chamado oficialmente de Las Peñas. Mas não foi até 1918 que Las Peñas obteve o título de cidade e com ela um novo nome: Puerto Vallarta, em homenagem ao governador de Jalisco Ignacio L. Vallarta.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Puerto Vallarta
Destinos México
Publicidade