Historia de Cancun
Vista aérea de Cancun - Foto: Mauro I Barea
Vista aérea de Cancun - Foto: Mauro I Barea

A história de Cancun é uma história recente, que começa no século XX, quando o governo do México decide criar uma área turística num local que era uma ilha desabitada, cuja pequena pouco numerosa população eventual se dedicava ao cultivo de côcos. A única coisa que, há 60 anos, havia no local onde hoje é Cancun eram vestigios do Império Maia. Com uma curiosa forma que lembra o número 7, há recentes cinquenta anos Cancún era praticamente uma ilha deserta. A história mudou no final dos anos 1960, quando o governo do México criou um fundo de fomento ao turismo pensando no potencial de desenvolvimento desse setor.

Esse fundo foi o responsável pela “criação” de Cancún. Obras de infraestrutura iniciadas nos anos 1970 deram à região as condições para a construção de uma área de hotéis em um fio de terra de cerca de 20 quilômetros, conhecida hoje como Zona Hotelera. Junto com ela veio a importação de mão de obra para trabalhar nas edificações, nos serviços de apoio e, posteriormente, nas redes hoteleiras e restaurantes. Nascia assim a área central de Cancún. O nome da ilha vem do dialeto maia e significa ninho de serpentes. Os maias habitaram durante séculos regiões vizinhas a Cancún, localizadas no estado mexicano de Quintana Roo.

São poucos os registros históricos dessas terras, mas sabe-se que a Península de Yucatán, onde Cancún está localizada, foi descoberta em 1517 pelo navegador espanhol Francisco Hernández de Córdoba. Nos anos 70 e 80, a região de Cancun que conhecemos actualmente foi tomando forma, com a construção dos primeiros hotéis por parte do Governo do México, tendo os investimentos feitos pelos principais operadores turísticos internacionais feito o resto. A partir dos anos 80, veio o boom até Cancun, a explosão deste lugar a nível turístico, com uma população que, em poucos anos, se multiplicou, chegando de lugares como a Península do Iucatão, principalmente, mas também do resto do país, bem como de outros lugares da América Latina e da Europa. Atualmente, falar de Cancun é falar de um destino turístico conhecido em todo o mundo pelas suas praias, pelos seus hotéis, pelos seus fundos de coral, ideais para mergulhar, e pelos seus serviços.

Conheça mais sobre Cancun
Destinos México
Publicidade