Historia de Acapulco
Praia de Condensa - Foto: Mitrush
Praia de Condensa - Foto: Mitrush

Após a sua descoberta pelos espanhóis, em 1531, por Hernán Cortés, deu-se logo a sua fundação, tornando-se o porto da cidade num estaleiro das naus espanholas que navegavam entre o México e o Sudoeste Asiático. O porto segue a ter uma grande importância, nomeadamente nas exportações de produtos como o algodão, as frutas tropicais, a cana-de-açúcar, o café, o tabaco e outros produtos que advêm do interior do país. A rede de transportes, com destaque para a estrada de ligação à Cidade do México, estabelece uma complementaridade eficiente com as facilidades marítimas. O anfiteatro da baía é habitada desde 3.000 a.C. e os primeiros assentamentos formais ocorreram no século XIII da nossa era por várias tribos olmecas que fundaram Tambuco entre Long Beach e Cerro de la Aguada e Ycacos entre El Monte Guitarrón, Punta Bruja e A Truncheon.

A primeira exploração dos espanhóis foi quando chegaram em 13 de dezembro de 1523 sob o comando de Juan Rodríguez de Villafuerte. Foi fundada por Fernando de Santa Ana e 29 chefes de família no ano de 1550, em seguida foi chamada de Cidade dos Reis. Pouco tempo depois, encomendado pela Realeza Espanhola o frade Andrés de Urdaneta atravessou o Pacífico a partir do arquipélago das Filipinas a fim de encontrar a melhor rota, esse processo de idas e vindas dos espanhóis foi durante mais de 250 anos comunicando às colônias da asiáticas com a Península Ibérica. 

De 1571 a 1815, Acapulco tornou-se uma vez por ano por cerca de dois meses no ponto de comércio mais ativo e dinâmico da Nova Espanha, superando até mesmo o Porto de Veracruz. A população triplicou durante o dia, que atingiu os galeões carregados com belas nividades do Oriente, como China, Japão, Ceilão, Damasco. Em 28 de novembro de 1799, Charles IV deu o título de cidade para Acapulco. E começaram a se estabelecer em 1550 Fernando de Santa Anna. Uma vez consumada a Independência, Acapulco era parte do estado do México. Mas em 27 de outubro de 1849, a criação do estado de Guerrero tornou-a uma cidade do distrito de Tabares.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Acapulco
Destinos México
Publicidade